Paróquias foram convocadas para ajudar no alerta e no combate à doença
A arquidiocese de Pouso Alegre (MG) promoverá, nos dias 24 a 25 de outubro,uma ação de conscientização dos fiéis sobre os riscos da dengue. “Cristão consciente combate a dengue” é o lema proposto para a iniciativa, que deve ser enfatizada nas missas e celebrações no âmbito da Igreja particular.
Em comunicado, o arcebispo de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, convocou as paróquias, congregações religiosas e agentes de pastoral da arquidiocese para um final de semana de conscientização de combate à dengue. “Na primavera e verão passados o Sul de Minas viveu um surto de dengue, e muitas pessoas foram parar nos hospitais e algumas,infelizmente,morreram. Ao viver esse período novamente as previsões não são animadoras em relação a um novo crescimento da transmissão do vírus em nossos municípios”, diz no texto.
“Todos nós sabemos que o melhor caminho para a solução de um problema ou obstáculo é a prevenção. Dessa maneira, para que o mosquito transmissor não se alastre, a conscientização é fundamental para que todos possam fazer bem a sua parte. A Igreja católica não está alheia a essa situação”, explica o bispo sobre o papel da conscientização.
Dom Majella ainda propôs que a ação se estenda aos encontros de catequese paroquial e que também os agentes procurem parcerias com as prefeituras dos municípios. Para a liturgia das missas e celebrações dos dias 24 e 25 deste mês, também há a recomendação de inserção de uma prece.