Ascom CNBB promove reunião com TVs Católicas para alinhamento da cobertura da pautas da 61ª Assembleia Geral

A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início nesta quarta-feira, 6 de março, a uma série de encontros bimensais com representantes das televisões (tv’s) de inspiração católica do Brasil, articuladas pela Signis Brasil, para alinhar os temas e pautas importantes para a Conferência.

A ideia é que reunião de pauta aconteça entre a Ascom CNBB e os veículos católicos (rádios e televisões) a cada dois meses, intercaladas com as reuniões de caráter mais pastoral promovidas pela Comissão de Comunicação da Conferência.

O jornalista Willian Bonfim, representando o assessor de Comunicação da Conferência, padre Arnaldo Rodrigues, coordenou a reunião e focou no diálogo com as emissoras em duas linhas de pauta e cobertura. O primeiro deles, foi o de subsidiar as tvs católicas com informações sobre os Fundos de Solidariedade (diocesanos, regionais e nacional), os projetos apoiados com recursos da Campanha da Fraternidade em vista da aproximação da Coleta Nacional da Solidariedade de 2023.

A Ascom CNBB enviará aos canais um material com uma curadoria de conteúdos relativos aos fundos de solidariedade e de projetos apoiados com recurso da Campanha da Fraternidade, incluindo a série “Fraternidade Viva”, produzida pela Pastoral da Comunicação do Brasil, bem como o texto a ser lido pelos apresentadores na semana véspera da Coleta Nacional da Solidariedade.

Na reunião, os representantes dos canais se comprometeram a intensificar a divulgação de pautas sobre os projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade e também, na semana véspera da Coleta Nacional da Solidariedade, dia 17 a 24 de março, intensificar o pedido de apoio e doações à campanha, tanto com a divulgação do vídeo publicitário focado na coleta, nos intervalos de programação, quanto em suas programações com falas dos apresentadores.

61ª AG CNBB

Outro ponto apresentado pela Ascom CNBB, foi a cobertura dos temas e pautas da 61ª Assembleia Geral da CNBB (61ª AG CNBB), encontro do episcopado brasileiro que acontecerá no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), de 10 a 19 de abril.

Na reunião, os representantes das TVs expressaram seu desejo de aproximar mais da CNBB, propondo que seja criado um momento, em reunião próxima da CNBB, para apresentarem a realidade dos canais católicos no Brasil e também para ouvirem dos bispos sua avaliação e sugestões para aprimorar a relação.

A Ascom CNBB e a Comissão de Comunicação da Conferência se comprometeram ainda em organizar e sistematizar o calendário de reuniões de pauta e de caráter mais pastoral com os veículos católicos. Participaram da reunião, os representantes das Televisões Católicas, da coordenação da Signis Brasil e os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, padre Tiago Síbula e Osnilda Lima.

 

 

 

Tags: