De 16 a 20 de janeiro, em Aparecida (SP), aconteceu a 17ª Assembleia da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB). Após a missa de abertura, o padre Paulo Bosi Dal’Bó, então presidente nacional da OSIB, acolheu a todos com palavras de boas vindas.
O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner também participou do encontro. Ele iniciou sua exposição dizendo: “Toda assembleia pede que haja uma convocação. Fomos convocados para juntos celebrarmos como formadores o nosso serviço à Igreja. Celebrar é fazer memória. Fazemos memória ao celebrarmos os 25 anos de sacerdócio, fazemos memória celebrando a dedicação de uma igreja”.
O tema da assembleia, “Itinerário formativo a partir das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (Dimensões: Pastoral-missionária e Espiritual)”, foi desenvolvido por dom Leonardo. “As diretrizes não são normas, mas uma direção, orientação que ajuda os formandos a abraçar a vida no cotidiano”, destacou dom Leonardo.
Dom Leonardo falou ainda sobre a importância do Sacramento da penitência, da missão dos formadores, da Pastoral Missionária, do papel do formador e do fundamento e finalidade da formação.
Além de dom Leonardo, participaram da assembleia os bispos: dom Jaime Spengler, dom Waldemar Passini (bispo auxiliar de Goiânia) e dom Pedro Brito, (arcebispo de Palmas e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada). Dom Pedro falou sobre sua Comissão, estrutura, organização, objetivo e missão. Participou também de toda a assembleia o assessor desta mesma Comissão, padre Deusmar Jesus da Silva.
No dia 19, as cinco regiões que compreendem todos os Regionais da CNBB, escolheram os seus representantes:
Região I – Efetivo (Domingos Barbosa Filho) e suplente (Marcos Antônio Cardoso Alcântara);
Região II – Efetivo (Paulo Batista Borges) e suplente (Olindo Furlanetto);
Região III – Efetivo (Leandro de Souza Câmara) e suplente (Ademilson Tadeu Quirino);
Região IV – Efetivo (Juarez Martins) e suplente (Manoel Correa Viana Neto);
Região V – Efetivo (Mário Agustin Pedrozo Olazar) e suplente (Francisco das Chagas Alves).
Ficando assim definida a Nova Equipe diretora da OSIB: presidente, Paulo Batista Borges; vice-presidente, domingos Barbosa Filho; secretário, Juarês Martins; tesoureiro, Mario Agustin Pedrozo e publicações, Leandro de Souza Câmara.
Ao final da tarde foi celebrada a missa, quando tomou posse a nova equipe e a noite realizou-se um momento de confraternização. Na sexta-feira, dia 20, todos os participantes da assembleia participaram de missa concelebrada na basílica de nossa Senhora Aparecida.
