Começa hoje, em Itaici, no município de Indaiatuba (SP), a 9ª Assembleia Geral da Comissão Nacional dos Diáconos (CND). O encontro, que prossegue até domingo, 10, terá como tema “A identidade do ser diaconal, a Palavra de Deus gerando comunhão”. O lema, tirado da carta de São Paulo aos Efésios, é: “Um só corpo, um só Espírito, uma só esperança”.
A assembleia elegerá a nova diretoria da CND. Segundo o assessor de comunicação da Comissão, diácono José Carlos Pascoal, dois candidatos concorrem à presidência. Um é o diácono Zeno Konzen, de São Leopoldo (RS), atual vice-presidente. É indicado pelo Regional Sul III da CNBB (Rio Grande do Sul). O segundo é o diácono José Ribamar de Moraes Silva, do Distrito Federal, indicado pelo Regional Centro Oeste (Distrito Federal, Goiás e Tocantins).
São esperadas 300 pessoas para a assembleia, entre diáconos, esposas de diáconos, candidatos ao diaconato, padres e bispos. O atual presidente da CND, diácono Odélcio Callingaris Gomes da Costa, presidirá os trabalhos da assembleia. O arcebispo de Teresina (PI), dom Sérgio da Rocha, bispo referencial dos Diáconos do Brasil, também acompanhará a reunião.
Nesta assembleia, os diáconos estudarão alterações no Estatuto Canônico e Civil da CND e a atualização das Diretrizes para o Diaconado Permanente (Doc. 74 da CNBB). Outro tema que será debatido pelos diáconos é a reparação ao II Congresso Latino-americano e Caribenho do Diaconato Permanente, que acontecerá em Itaici no próximo mês.