Assembleia do Leste 2 tratou dos desafios da evangelização

A Exortação Apostólica do papa Francisco Evangelli Guadium motivou os trabalhos da Assembleia Anual do Conselho Episcopal do regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo) realizada entre os dias 3 e 5 de junho, em Belo Horizonte (MG).

O encontro reuniu arcebispos, bispos e coordenadores diocesanos de pastoral para estudo sobre os caminhos e desafios da evangelização, com assessoria do bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, dom João Justino de Medeiros Silva.

Na ocasião, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, ministrou conferência sobre a “Espiritualidade das Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”. De acordo com o secretário, “as Diretrizes buscam expressar a espiritualidade do encontro que conduz à alegria da gratuidade, da missão, isto é, do discipulado missionário”.

Dentro da programação da Assembleia foi apresentada a análise de conjuntura sobre os principais acontecimentos nacionais como eleições 2014, Congresso Nacional, participação popular, entre outros. O Conselho Episcopal também elegeu o vice-presidente do regional Leste 2, sendo indicado o bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim (ES), dom Dario Campos.

Paralelo à Assembleia, os coordenadores diocesanos de pastoral reuniram-se para avaliação das atividades e reflexão sobre o texto da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Para a coordenação de pastoral de Minas Geras foi eleito o padre Hideraldo Vieira, da diocese de Itabira, que também assume como coordenador geral do Leste 2, juntamente com padre Marcelino, da diocese de Colatina (ES).

Tags:

leia também