Assembleia do Sul 1 elege nova presidência e reflete sobre desafios e oportunidades do momento eclesial

Teve início, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), a 87ª Assembleia Regional dos Bispos. Promovido pelo regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o encontro seguirá até quinta-feira, dia 5. “Igreja Povo de Deus: Coração da Sinodalidade” foi o tema assumido para nortear a programação.

O arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, presidiu a oração da Hora Média; que oficialmente marcou o início das exposições e demais atividades.

“O Batismo é hoje a vossa salvação, indicou São Pedro. É portanto do Batismo que Cristo se reveste de si mesmo. Toda a vida cristã tem sua fonte e horizonte no  interior da Trindade”, sintetizou dom Moacir.

Realidades do regional

Além de dom Moacir, o bispo diocesano de São Carlos e vice-presidente interino do regional, dom Luiz Carlos Dias, e o bispo auxiliar de São Paulo e secretário da Entidade, dom Carlos Silva, fizeram, após a aprovação da pauta, a exposição do Relatório Anual da Presidência sob os prismas pastoral e econômico. O secretário-executivo, Pe. Luís Fernando da Silva, detalhou as movimentações financeiras que, acompanhando parecer do Conselho Econômico, foram aprovadas.

Merece destaque, entre os investimentos, a ajuda financeira à diocese africana de Pemba. Alvo das ações do Projeto Igrejas Irmãs, aquela diocese já não conta com a presença dos missionários enviados em nome do regional Sul 1, mas segue dependendo do organismo da CNBB para uma séria de ações. Em especial, segundo o relatório, os aportes financeiros foram emergenciais face as consequências do ciclone tropical Chido, verificado naquela região.

Ainda na terça-feira, dia 3, a segunda sessão da Assembleia foi coordenada pelo padre Dr. Alexandre Favretto. Ligado à Pontifícia Universidade Católica de  Campinas (PUC Campinas), o presbítero apresentou a análise de conjuntura Eclesial. A exposição foi uma leitura dos desafios e esperanças do atual contexto da evangelização.

A partir de quatro “princípios polares”, igualmente assumidos anteriormente pelo Papa Francisco, o expositor – situado na atualidade – partiu do pontificado anterior até Leão XIV. Seguindo a mesma dinâmica, o Pe. Alexandre igualmente estabeleceu ligações a partir de Leão XIII. “A época de mudança não é só um desafio, mas também uma oportunidade”, disse.

 

A sinodalidade como caminho

Citando a cultura digital como oportunidade, o padre Alexandre se apoiou na Inteligência Artificial (IA) como a nova “revolução” (já considerada pelo Papa Leão XIV). Em outra referência, “o esquema sinodal nos diz claro que o Leigo é um protagonista”, explicou o presbítero. Porém, o enfraquecimento da presença de jovens configura como um desafio (acentuado pela crise de identidade do grupo que, igualmente, se encontra carente de um projeto de vida).

O arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, abriu a rodada de partilhas e enfatizou a necessidade de comunhão entre todos os agentes no seio Eclesial. Dom Rogério Augusto das Neves, bispo auxiliar de São Paulo, sintetizou a exposição a partir de ideia de que a IA se apresenta para “alavancar” a superação das fragilidades humanas. “Até que ponto somos capazes de nos confrontar com a realidade?” O bispo diocesano de Barretos, Dom Milton Kenan Junior, apresentou questionamento acerca da dificuldade de abertura ao novo.

Partilha

A Irmã Inês da Costa Camargo, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) apresentou a realidade do organismo, finalidade e missão. “A CRB Paulista está em Jubileu. Estamos completando 60 anos. Acendemos a ‘chama diamante’, que está percorrendo os 49 núcleos paulistas, dispostos em 6 Sub-Regionais. “Assim, estamos tentando animar a Vida Consagrada e contando com a comunhão com os senhores bispos”, concluiu.

Celebração Eucarística com a oração das vésperas marcou o encerramento dos trabalhos do primeiro dia da 87ª Assembleia do Regional Sul 1 da CNBB.

Eleita nova Presidência

Ainda durante a Assembleia, o episcopado paulista, numa sessão reservada, confirmou a nova presidência do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) após a transferência do até então presidente da entidade dom Júlio Endi Akamine nomeado como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Belém do Pará.

Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto, e o bispo diocesano de São Carlos, dom Luiz Carlos Dias, foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente da entidade.

O secretário do regional, dom Frei Carlos Silva, continua na função e o Conselho Econômico acolheu como membro o bispo diocesano de Piracicaba, dom Devair Araújo da Fonseca.

 

 

 

 

Pascom | Regional Sul 1

Tags: