Assembleia dos bispos começa com celebração na capela do mosteiro da Vila Kostka

A 47ª Assembleia Geral dos Bispos será aberta nesta quarta-feira, 22, com uma celebração na Capela Central da Casa de Retiros da Vila Kostka, em Itaici, Indaiatuba (SP), às 8h15, dirigida pela presidente da CNBB e arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha. Junto com o presidente estarão o vice-presidente, dom Luiz Soares Vieira, o secretário geral, dom Dimas Lara Barbosa e os bispos presidentes dos 17 regionais da CNBB.

Na procissão de entrada será carregada a cruz processional, o Círio Pascal, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, um Tríptico (capelinha missionária), um banner do Ano Catequético e outro do 12º Encontro Intereclesial das CEBs.

Terminada a celebração todos seguirão para o auditório Rainha dos Apóstolos onde se realizarão as sessões de trabalho. No primeiro momento de hoje, aberto à imprensa, a mesa será composta pelos bispos da Presidência da CNBB; pelo núncio postólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri; pelo arcebispo de Campinas (SP), dom Bruno Gamberini; pelo diretor da Casa de Retiro Vila Kostka, padre Emmanuel da Silva e pelo vice-prefeito de Itaici, João Carlos Pinheiro.

Ainda pela manhã, os bispos aprovarão a pauta da assembléia e dom Geraldo Lyrio apresentará o relatório das atividades da Presidência no ano de 2008.

À tarde, as atividades são retomadas às 14h30 com uma oração na capela. Em seguida haverá duas sessões em que serão apresentadas as análises de conjuntura social e eclesial. No mesmo horário haverá a primeira coletiva com três bispos a serem indicados pela Assembleia.

Às 18h, haverá a missa presidida pelo núncio apostólico no Brasil,dom Lorenzo Baldisseri. Na celebração o núncio fará a acolhida simbólica dos 22 novos bispos ordenados desde a última assembleia.

À noite, 20h, acontecerá a Reunião do Conselho Episcopal Pastoral, e às 20:30h será a Reunião das Comissões Episcopais de Pastoral.

As demais celebrações serão sempre pela manhã, às 7h, exceto no domingo, quando os bispos, encerrando o retiro, farão uma peregrinação à Catedral de São Paulo, dentro das comemorações do Ano Paulino, que se encerra em junho. Na Catedral, participarão de uma missa, às 15h, presidida pelo cardeal Odilo Pedro Scherer.

Tags: