No próximo sábado, 12 de março, às 8h, acontece a aula inaugural da Escola Nacional de Comunicação da Pascom Brasil, oferecido pela Pascom-Brasil. O primeiro curso da escola será sobre os Fundamentos da Pastoral da Comunicação. A aula inaugural, com transmissão pelo YouTube da Pascom Brasil, será ministrada pela professora Francilaide Ronsi, professora de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, onde doutorou-se em Teologia Sistemática, com o tema “Pastoral para o tempo presente”. Os alunos matriculados no curso participarão da aula por meio da plataforma Teams. Para acompanhar a aula, basta acessar o link abaixo.
Link para a Aula Inaugural da Escola Nacional de Comunicação:
O evento contará com a presença do reitor da PUC Minas e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Joaquim Mol; do coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius; do coordenador do Anima PUC Minas, padre Áureo Nogueira e do coordenador do GT Formação da Pascom Brasil, Padre Tiago Barbosa.
Para o coordenador do GT Formação, padre Tiago Barbosa, o início das atividades da escola, bem como a aula inaugural, é aguardado com alegria pelos agentes de pastoral, especialmente os que atuam Pascom.
De acordo com o padre Tiago Barbosa “o curso, além de reunir comunicadores comprometidos com a Palavra de Jesus, irá nos ajudar na construção do saber e no aprimoramento da técnica a fim de que, enquanto Igreja, consigamos anunciar o Evangelho nos quatro cantos de nosso país, reafirmando sempre a comunhão eclesial, instaurando uma efetiva participação de todos e abraçando o mandado missionário de nosso Senhor!”
Primeiro curso da Escola Nacional de Comunicação
Fundamentos da Pastoral da Comunicação é o primeiro curso da Escola Nacional de Comunicação, uma iniciativa da Pascom Brasil e da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. A primeira turma foi encerrada apenas uma semana após a abertura das inscrições por ter preenchido o limite de vagas.
Segundo o coordenador-geral da Pascom Brasil e membro da equipe de comunicação do Anima PUC Minas, Marcus Tullius, este efeito tão rápido é uma resposta das necessidades dos agentes da Pascom.
“Confesso que esperava atingir as vagas disponíveis em uns 15 dias. Mas, em apenas uma semana, foi surpreendente! Para nós, isso representa o anseio pela formação, pela busca do conhecimento, que deve ser uma característica do discípulo-missionário de Jesus Cristo na seara da comunicação”, ressaltou.
Quem não teve a oportunidade de se inscrever para a primeira turma, pode manifestar o interesse na próxima oferta do curso. A opção já está disponível na plataforma da PUC Virtual, que oferece toda a estrutura técnica e acadêmica para a realização do curso.
Como surgiu a Escola Nacional de Comunicação?
O coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, recorda que a Escola de Comunicação é um dos primeiros anseios da coordenação nacional.
“Em novembro de 2018, quando realizamos uma primeira reunião com coordenadores regionais, após a nossa eleição, já sabíamos da necessidade de um espaço de formação comum para os nossos agentes. Inspirados por experiências exitosas em dioceses e regionais do nosso Brasil, começamos a partilhar e a sonhar. Era o que podíamos naquele momento e nem pensávamos que atravessaríamos uma pandemia.”
A partir do momento em que a Pascom Brasil começou a se organizar por grupos de trabalho, novamente o tema da Escola apareceu e coube ao eixo da Formação a realização desta ação. Segundo padre Tiago, a organização da Escola se deu por meio do esforço e contribuição de lideranças da Pascom de todos os estados brasileiros. Os coordenadores regionais puderam opinar e sugerir os conteúdos que seriam trabalhados, a partir das necessidades sentidas em suas realidades. “Assim, com nossas aulas, poderemos crescer em nossa técnica, aperfeiçoar nossa formação, estimular nossa articulação e fortalecer a nossa fé. Tudo isso para que Jesus Cristo seja mais amado e conhecido por meio do trabalho da Pascom!”, afirmou.
Com informações da Pascom-Brasil