Belo Horizonte acolhe 29º Congresso da RCC

Termina neste domingo, 18, o 29º. Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil (RCC), aberto na quarta-feira, 14, em Belo Horizonte, com missa presidida pelo arcebispo da capital mineira, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Promovido anualmente, o Congresso é aberto, mediante inscrição prévia, a todos os membros do Movimento e aos que queiram conhecer a dinâmica carismática.

O tema escolhido para o Congresso deste ano é “Proclama a Palavra, anuncia a Boa Notícia!”. “Este tema tem como objetivo dar uma resposta ao mundo que apresenta tantas más notícias, mergulhado numa cultura de morte que desvaloriza a vida e que deprecia os valores cristãos. Neste contexto, a Palavra de Deus é destacada como luz que ilumina a todos (Sl 119, 105)”, explicam os organizadores do encontro.

A programação é extensa e consta de pregações, momentos de oração, shows, feira carismática. Participam lideranças importantes do Movimento como a presidente do ICCRS (serviço internacional da RCC), Michele Moran; o diretor do escritório do ICCRS, Oreste Pesare; o arcebispo de Belém e assessor eclesiástico da RCC no Brasil, dom Alberto Taveira, e o presidente do Conselho Nacional da RCC do Brasil, Marcos Volcan.

O presidente do Conselho Nacional da RCC, Marcos Volcan, disse que o Congresso Nacional é um momento “de nos revigorarmos”. Ele destacou a certeza de que o encontro “vai selar um grande momento na vida da Renovação Carismática Católica do Brasil”.

Na missa que presidiu, na quinta-feira, 15, dom Alberto Taveira ressaltou a necessidade de se proclamar a palavra de Deus e destacou a liturgia como momento propício para isso. “Toda vez que a Palavra de Deus é proclamada na liturgia, ela é a Palavra de Deus que se fez carne, Palavra de Deus que é fecunda”, disse.

Segundo o arcebispo, o desafio é fazer com que a Palavra divina anunciada no Grupo de Oração suscite frutos. “Quando você começa a viver os critérios de Deus, quem fica diferente é você. Assim, faz-se necessário assumir a Palavra como critério de vida”.

Uma das conferencistas da sexta-feira, 16, a presidente do ICRRS, Michelle Moran, vê o Congresso como tempo de colheita dos frutos da ação da RCC. “Essa é a hora da colheita, da chuva da primavera. Temos que ser um povo de coragem, que crê no Senhor como nunca acreditou antes”, sublinhou.

Confira aqui a programação do Congresso

Tags: