O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, recebeu na quinta-feira, 10 de maio, a nova presidência da Comissão Pastoral da Terra (CPT), eleita na 37ª Assembleia Nacional da pastoral realizada em Luziânia (GO), dias 19 e 21 de abril de 2024.
Além da apresentação dos novos membros, a atual presidência da CPT entregou à CNBB o novo Estatuto da CPT que passou por formulações recentes e apresentou o caminho de celebração dos 50 anos da pastoral.
Na reunião, foram apresentadas ações que Pastoral está realizando: a Campanha contra Violência no Campo e a Campanha sobre o Trabalho Escravo, Semana de formação da CPT: 19 a 21 de junho, Congresso Nacional para celebrar os 50 anos da CPT, dias 21 a 25 de julho de 2025, em São Luiz (MA).
Também participou da agenda, o assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB e diretor do Centro Nacional de Fé e Política, Jardel Neves Lopes, como membro da coordenação executiva da Campanha contra a Violência no Campo.
Membros da coordenação executiva da CPT: Carlos Lima, Ronilson Costa, Valeria Pereira dos Santos e Cícera Gomes de Andrade. O bispo de Itacoatiara, dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, segue como presidente da Pastoral.
