Bispo referencial da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE) visita comunidades brasileiras na Europa

O bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Adilson Pedro Busin, está na Europa para uma série de visitas às comunidades de brasileiros na Alemanha, Bélgica, Irlanda e Inglaterra. A primeira etapa da missão foi encerrada na terça-feira, no sul da Alemanha. Dom Adilson foi nomeado recentemente, pelo papa Francisco, para a diocese de Tubarão (SC) e é o bispo referencial da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE).

O bispo se reuniu com comunidades portuguesas e brasileiras que atuam na região da Baviera, sul da Alemanha. Cinco sacerdotes brasileiros trabalham na região. A cada dois anos é realizada a peregrinação de Ottobeuren, uma abadia beneditina, quando é realizada uma procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que neste ano contou com a participação de aproximadamente duas mil pessoas.

A agenda de dom Adilson também contemplou uma visita aos membros da Comunidade Missionária da Providência Santíssima (CMPS) que residem na capital da Bélgica, Bruxelas – duas irmãs e dois sacerdotes, e que trabalham junto aos brasileiros que residem na capital belga.

Dom Adilson cumpriu agenda também com o bispo auxiliar da arquidiocese de Bruxelas, dom Jean Kockerols, e com os sacerdotes que atuam diretamente na causa dos migrantes, o padre Eric Vancraeynest responsável das comunidades de origem estrangeira e o padre Emerson Rossine de Lima.

“No encontro, foi discutida a presença na Bélgica destas comunidades, algo muito valorizado pelo bispo, bem como a presença da Comunidade Providência Santíssima, pois se trata de uma igreja muito viva”, declarou dom Adilson.

O bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre também esteve na paróquia Santa Alène, onde os brasileiros residentes participaram da celebração eucarística no sábado e no domingo. O local possui aproximadamente 150 catequizandos.

 

 

Com informações e fotos da assessoria de comunicação da arquidiocese de Porto Alegre

Tags:

leia também