“2011: O ano da vida”. É o título da declaração divulgada pela Comissão Executiva da Conferência Episcopal Argentina (CEA), que exorta os argentinos a fazerem “uma opção sincera, madura e comprometida pela vida”.
No texto, a Comissão da Conferência Episcopal Argentina se referiu ao convite do papa Bento XVI a participar no próximo dia 27 de novembro de uma vigília de oração pela vida do nascituro para que o início do Advento seja um agradecimento a Deus pelo dom da vida “e para invocar seu amparo sobre cada ser humano chamado à existência”.
Os bispos destacam ainda que “Para um Bicentenário em Justiça e Solidariedade, quando falamos do dom da vida, dom sagrado de Deus aos homens, referimo-nos à vida de cada pessoa em todas suas etapas, desde a concepção até a morte natural e em todas suas dimensões: física, espiritual, familiar, social, política, religiosa”.
Por isso, sublinharam os prelados, “como pastores e cidadãos, queremos reafirmar, neste caminho do Bicentenário e de modo especial durante o ano de 2011, a necessidade imperiosa de priorizar em nossa pátria o direito à vida em todas suas manifestações, pondo especial atenção nas crianças nascituras, como também em nossos irmãos que crescem na pobreza e marginalidade”.
A Comissão da Conferência Episcopal Argentina reiterou seu chamado a optar pela defesa da vida porque “não poderemos construir uma Nação que inclua todos se não prevalecer em nosso projeto de país o direito primário de toda pessoa sem exceção: o direito à vida desde a concepção”.
Foto: Divulgação
