Teve início, na noite desta segunda-feira, 10 de novembro, mais uma reunião do Conselho Regional (CONSER) do Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne os arcebispos e bispos da Bahia e de Sergipe. O encontro começou com a Missa e a Oração das Vésperas, presididas pelo bispo emérito da diocese de Itabuna (BA), dom Carlos Alberto dos Santos.
A homilia foi proferida por dom Esmeraldo Barreto Farias, bispo emérito da diocese de Araçuaí (MG), que atualmente reside em Salvador. Em clima de fraternidade episcopal, os pastores refletiram sobre a importância de viver a comunhão e a corresponsabilidade na missão evangelizadora.
Após a celebração eucarística, o presidente do regional Nordeste 3, dom Dirceu de Oliveira Medeiros, que também é bispo da diocese de Camaçari (BA), destacou o significado deste momento para a Igreja que está na Bahia e em Sergipe.
“O CONSER é um momento de comunhão com a Igreja universal, de colegialidade e de sinodalidade”, afirmou.
Durante os próximos dias, os bispos irão partilhar experiências pastorais, refletir sobre os desafios e perspectivas da ação evangelizadora nas dioceses e fortalecer os laços de unidade que sustentam a missão comum de servir ao Povo de Deus. Esta última reunião do CONSER em será encerrada na quarta-feira, 12 de novembro.
Fotos: Sara Gomes | Regional NE 3
