Bispos de Vitória da Conquista (BA) estudam Motu Proprio

O arcebispo, dom Luís Pepeu, conduziu os trabalhos da reunião que tratou do processo de nulidade matrimonial

 

Os bispos da Província Eclesiástica de Vitória da Conquista (BA) reuniram-se, nos dias 21 e 22, no Seminário Maior. Na ocasião, encontraram-se com padres das cinco (arqui) dioceses: Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Jequié e Livramento de Nossa Senhora.

Entre os assuntos em pauta esteve o  novo Motu Proprio ‘Mitis Iudex Dominus Iesus‘ (Senhor Jesus, Juiz clemente). O texto trata da reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio no código de Direito Canônico. O estudo foi orientado por monsenhor João Carlos Acioly Paz.

Participaram do evento o arcebispo de Vitória da Conquista, dom Luís Pepeu; bispo de Livramento de Nossa Senhora, dom Armando Bucciol; bispo de Jequié, dom José Ruy; bispo de Bom Jesus da Lapa, dom João Cardoso; e administrador de Caetité, padre Gilvan Rodrigues.

Comissão

No mês de setembro, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu uma comissão para discutir a implementação dos decretos Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus e Mitis et misericors Iesus (Jesus, manso e misericordioso), que apresentam mudanças no processo de nulidade matrimonial.

CNBB com informações e imagem da arquidiocese de Vitória da Conquista

Tags: