De 18 a 22 de agosto, em Oberbronn, na França, aconteceu o Encontro Internacional da Universa Laus, associação dedicada ao estudo da música litúrgica à luz do Concílio Vaticano II. O encontro reuniu representantes de diversos países e contou com a participação de 15 agentes de pastoral brasileiros, que acompanharam a programação de forma remota. Entre eles estavam membros da Equipe de Reflexão de Música Litúrgica da CNBB.
O assessor do Setor Música da Comissão Episcopal de Liturgia da CNBB, padre Jair Costa, esteve presente no evento. O tema central deste ano foi “Ouvir a voz da assembleia”, abordado em conferências e debates que refletiram sobre a participação do povo na liturgia por meio do canto. O teólogo brasileiro Dr. José Reinaldo Martins Filho esteve entre os conferencistas, com a reflexão sobre a religiosidade popular no Brasil.

Outros subtemas discutidos trataram da espiritualidade da assembleia, dos desafios sociológicos das celebrações, do papel de autores e cantores, além da necessidade de repensar o repertório litúrgico para favorecer maior participação dos fiéis.
Durante a assembleia geral, houve mudança na representação brasileira: após oito anos na presidência, o professor Márcio de Almeida deixou o cargo, que passou a ser ocupado pelo padre Elias Pavan, do clero de Jundiaí (SP). Ele terá a missão de fortalecer a representatividade do Brasil na associação.

Os participantes destacaram, ao final do encontro, a riqueza da comunhão entre diferentes culturas e estilos de celebração, bem como a produção de materiais de alta qualidade em música litúrgica em diversos países. Ressaltaram ainda o papel essencial da assembleia celebrante, lembrando que o canto ajuda cada pessoa a se reconhecer como parte viva, essencial e insubstituível da liturgia.
Com a colaboração de Márcio Antonio de Almeida e padre Jair Costa
