Para encerrar a caminhada da 12ª Assembleia diocesana, que foi conduzida ao longo do ano com a realização de assembleias comunitárias, paroquiais e regionais, a diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES) esteve reunida, de 28 a 30 de novembro, na Casa de Encontro “Maria Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro (ES).
O encontro de encerramento teve como tema “A comunidade dos discípulos missionários”, seguido do lema “Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações” (At 2,42). Mais de 200 pessoas participaram do evento, que contou com a assessoria interna do padre João Batista Maroni, do clero diocesano; e a assessoria externa de Denilson Mariano, sdn.
O bispo diocesano, Dario Campos, esteve presente no dia 28 e fez o pronunciamento de abertura do evento. Neste primeiro dia, foi feita uma retrospectiva de todas as assembleias já realizadas na diocese, desde 1986, apresentada pelo vigário geral, padre Antônio Tatagiba Vimercat, que participou de todas as assembleias da diocese.
O sábado foi marcado por reflexões da realidade pastoral da diocese. Em grupos, os participantes também pensaram sobre as demandas da igreja local e apresentaram os caminhos para que sejam solucionadas.
No domingo, último dia do encontro, foi assumido o objetivo geral da ação pastoral de evangelizar com alegria, celebrando a fé viva nas comunidades eclesiais de base, perseverando na Comunhão Fraterna, na Palavra de Deus, na oração e na Eucaristia. A missa presidida por dom Dario e concelebrada pelos presbíteros da diocese encerrou o encontro.
Com informações da diocese de Cachoeiro de Itapemirim
