Campanhas: SOS Haiti e SOS Chile

SOS CHILE

Teve início nesta segunda-feira, 8, a Campanha SOS Chile, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira. Diferente da recente Campanha SOS Haiti, que tinha o objetivo de arrecadar dinheiro, a Campanha para o Chile vai arrecadar donativos para os atingidos do forte terremoto [magnitude 8,8] que acometeu o país no dia 27 de fevereiro.

A carta publicada ontem, 9, assinada pelo presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha; e pelo presidente da Cáritas Brasileira, dom Luiz Demétrio Valentini; destaca a catástrofe do Chile como “mais uma oportunidade para sermos solidários com nossos irmãos, vítimas de calamidades que não costumam atingir o povo brasileiro”.

Ainda no texto, CNBB e Cáritas expressam solidariedade ao povo chileno, como forma de encorajá-lo a enfrentar esse difícil momento. “Queremos prontamente expressar ao povo chileno nossos sentimentos de solidariedade, como estímulo para que neste momento se sinta encorajado a enfrentar com ânimo e redobrada coragem mais esta catástrofe, semelhante a outras já acontecidas em sua história”.

No dia 2 de março, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha; e o secretário geral, dom Dimas Lara Barbosa, enviaram carta fraternal ao presidente da Conferência Episcopal Chilena.

As doações em dinheiro podem ser feitas nas seguintes contas bancárias:

  • Banco do Brasil: Agência 3475-4 C/C: 24.129 – 6
  • Caixa Econômica Federal: Agência 1041, operação 003, C/C: 1108-9
  • Banco Bradesco: Agência 606. C/C: 177695-9
  • CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419/0001-16

Os recursos serão enviados à Cáritas chilena para custear ações de socorro imediato, reconstrução e recuperação das condições de vida do povo chileno.

{mp3}soschile{/mp3}

{flv}soschilevideo{/flv}


SOS HAITI

Equipe de Cáritas, provenientes de várias partes do mundo, iniciou os trabalhos de planejamento junto à Cáritas Haiti em Porto Príncipe. O objetivo foi conhecer a estrutura que a Cáritas haitiana ainda tinha para implementar a “chamada imediata de emergência” de maneira que assegure a ajuda humanitária de forma qualitativa. De acordo com Hector Hanashiro, coordenador de emergências da Cáritas para a América Latina e o Caribe, todas as pessoas que trabalharão como voluntárias ou contratadas deverão ter o acompanhamento direto do pessoal da Cáritas Haiti equivalente à função.

Técnicos em saúde, logística, distribuição, saneamento e água estão sendo solicitados às Cáritas de todo o mundo para compor a equipe no Haiti. Contadores também se integrarão aos profissionais requisitados para que “se possa assegurar, desde o princípio, a responsabilidade e a transparência financeira com as doações enviadas”. “É importante esclarecer que os fundos arrecadados serão utilizados para oferecer uma resposta de alta qualidade, sob os requisitos dos doadores e do sistema interno da Cáritas Haiti, que já está definindo estes detalhes”, disse Hanashiro em comunicado à Cáritas Brasileira.

Faça também o seu gesto de solidariedade! Doe!

As doações em dinheiro podem ser feitas nas seguintes contas bancárias:

  • Banco do Brasil – Agência: 3475-4; Conta Corrente: 23.969-0;
  • Caixa Econômica Federal – OP: 003; Agência:1041;
  • Conta Corrente: 1132-1;
  • Banco Bradesco – Agência: 0606 ; Conta Corrente: 70.000-2.
  • CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419/0001-16

As necessidades urgentes, segundo Hanashiro, continuam sendo alimentação, saúde, água potável, saneamento e abrigos. Há ainda problemas com grupos importantes de mulheres grávidas, crianças órfãs, famílias com algum desaparecido ou ferido que foi enviado a outras localidades, incluindo hospitais na República Dominicana. “Dada a quebra da economia haitiana, é imperativo gerar imediatamente formas de trabalho temporário e, em longo prazo, emprego sustentável”, alertou ele.

Os recursos serão destinados às ações de socorro imediato, reconstrução e recuperação das condições de vida do povo haitiano. Só no Brasil, através da Cáritas Brasileira, já foram arrecadados R$ 4.561.873,02 (dados de 22/2). Um milhão de reais já foram repassados à Cáritas da República Dominicana, base de apoio internacional de todas as Cáritas do mundo.

A previsão da Cáritas Internationalis é que, em dois meses, 200 mil pessoas tenham sido ajudadas no Haiti com as doações de Cáritas.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira: imprensa@caritas.org.br
José Magalhães, assessor da Cáritas Brasileira
Telefones: + 55 61 3214 5400/5429 ou + 55 61 81319639
magalhaes@caritas.org.br

Tags: