Canceladas reunião com bispos referenciais da Missão e Assembleia do Comina

Em decorrência das novas orientações para se evitar o crescimento da pandemia Covid-19 (Coronavírus), a Reunião Anual dos Bispos Referencias da Missão e a Assembleia Anual do COMINA, que aconteceriam na próxima semana, foram canceladas.

Confira a carta do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Odelir José Magri, enviada aos membros do conselho e bispos referenciais:

 

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

37ª Assembleia Nacional do Conselho Missionário – (COMINA)
Brasília – DF, 27 a 29 de Março de 2020.

Brasília, 16 de março de 2020.
Caros senhores Bispos Referenciais da Missão, coordenadores dos COMIRES e membros dos diversos organismos que compõem o COMINA:
Paz a cada um e benção para todos nós!

Daqui alguns dias, mais precisamente na próxima semana, teríamos a Reunião Anual dos Bispos Referencias da Missão e a Assembleia Anual do COMINA. No entanto, os últimos eventos e decisões sanitárias e governamentais referentes à pandemia ocasionada pelo Covid-19 (Coronavírus) nos levaram a repensar acerca destes dois eventos que aconteceriam aqui em Brasília.

Ambos encontros estão cancelados e segundo nossa decisão, entre os membros da Executiva do COMINA, não os realizaremos este ano de 2020.

Ao mesmo tempo, por causa deste cancelamento, pede-se o apoio e a autorização de todos para que a Executiva possa dar prosseguimento ao trabalho de implantação e encaminhamentos práticos referente ao Programa Missionário Nacional. O que significa, solicitarmos a contribuição de algumas pessoas para fazerem parte dos GTs das quatro prioridades do PMN. Estes Grupos de Trabalho, teriam um encontro presencial no próximo semestre.

Agradecemos a compreensão de todos nesta situação inesperada. Rezemos para que esta onda de infecção passe e se restabeleça o bem estar de todo o Povo de Deus.
Em tempo: explica-se que cada caso de viagem, no caso de adiamento, precisa ser tratado individualmente com a companhia aérea ou com a agência de viagens que se recorreu para a compra das passagens. Porém, geralmente estão deixando em aberto a possibilidade de remarcar o bilhete, por um período de um ano. Assim, evitam-se as perdas.

Caros bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas envolvidos nesta nossa grande Igreja Missionária, que nossas orações sejam constantes por cada missionário e por cada pessoa a quem somos enviados! A missão se realiza, primordial e principalmente, através da oração!

Atenciosamente, em Cristo, Missionário do Pai!

Dom Odelir José Magri

Bispo da Diocese de Chapecó – SC
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial

Tags:

leia também