Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)
No dia 17/02 de 2022, faleceu, aos 93 anos, por embolia pulmonar, um dos maiores vultos do pensamento social católico, o professor, educador, filósofo, sociólogo, cientista político e ensaísta, Cândido Antônio Mendes de Almeida. Já sua formação e cultura multifacetada e abrangente o habilitariam para ser um homem ponte, canal e mediador de diálogos com diversos interlocutores.
Pertenceu ao Grupo de Alto Nível da ONU para a Aliança entre as Civilizações, promovendo o que o Papa Francisco denomina de Cultura do Encontro, para evitar o choque e a guerra entre as civilizações. Desempenhou-se, com brilho e excelência, como Secretário Geral da Academia de Latinidade. Ocupou o quinto lugar na Cadeira nº 35 da Academia Brasileira de Letras, tornando-se um imortal.
Foi membro fundador do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), promovendo expertise e reflexão sistemática para um desenvolvimento nacional integral, sustentável e inclusivo. Fundou o Instituto Brasileiro de Estudos Afro-asiáticos com Eduardo Portela. Nos chamados anos de chumbo fez parte da Comissão Bipartite para uma aproximação discreta e prudente entre os militares e os bispos da CNBB, visando à proteção de pessoas e o respeito à vida humana, comissão que se reuniu de 1970 a 1974.
Em 1971, na Assembleia Geral da CNBB, apresenta um longo dossiê sobre os abusos contra os direitos humanos, cometidos no Brasil. De 1965 a 1971, teve extensa atuação como professor visitante nas Universidades de Colúmbia, Califórnia, Harvard, Texas, Cornell e outras. Escreveu as seguintes obras que o qualificaram como um intelectual comprometido com a Doutrina Social e o bem comum da sua Pátria: Nacionalismo e Desenvolvimento; O País da Paciência; Le Défi de la Différence, entretiens sur la latinité; A Democracia desperdiçada; Lula entre Impaciência e a Esperança e Dom Luciano o Irmão do Outro.
Finalmente, sua atuação luminosa à frente da Universidade Cândido Mendes e do Fórum de Reitores do Rio de Janeiro. Como vemos, um cristão que soube estar presente no seu tempo e fazer a grande diferença de colocar-se sempre a serviço da paz e da dignidade humana. Deus seja louvado!
