Dom Benedito Araujo
Bispo de Guajará-Mirim (RO)
Waina! Seja bem-vindo! Obrigado!
A atuação dos missionários/as desde a criação da prelazia de Guajará Mirim pelo papa Pio XII (25/01/1932), sempre se caracterizou por um amor respeitoso para com os povos indígenas, revelando assim o trabalho de proximidade e empatia das diferentes épocas.
Em 1965, Dom Roberto Arruda, bispo auxiliar da Diocese de Guajará-Mirim, proporcionou assistência a vários grupos Oro Wari, sendo também um dos cofundadores do Conselho Indigenista Missionário – CIMI, toda sua missão foi dedicada ao estudo da língua e dos ritos oro Wari.
Entre suas publicações cito: Co`um Ororamxijein – Cotene Ca Citin, Wao`Arapi – o grande encontro; O Mundo Orowari; Tomi`Xo`Xin Paijaxi` -Wao Arapi – A lingua Orowari`.
A casa de Dom Roberto foi construída em 1977 no barranco da baia que leva o nome da própria aldeia
Ele faleceu dia 06 de dezembro de 2003; a pedido da própria comunidade indígena foi sepultado no cemitério da aldeia de Sagarana.
Os caciques e parentes da aldeia Sagarana nos últimos anos tinham manifestado preocupações de ordem organizacional, econômica e política, principalmente diante das influências externas danosas para o bem viver da comunidade.
No âmbito religioso desde que assumir o governo pastoral diocesano (Dez/2011), cada visita realizada por mim, os padres e as religiosas, eles manifestavam o desejo de ter um espaço próprio para os momentos formativo, catequético e celebrativo.
Após vários encontros, roda de conversa, escuta e outros, discernimos pela revitalização da casa da Diocese, onde o bispo auxiliar Dom Roberto Arruda habitou desde 1994 a 2003 convivendo diretamente com os povos Oro-Wari com pleno respeito e profunda inculturação. Por isso este espaço, foi transformado em Capela dedicada a Dom Roberto.
Dia 05 de setembro de 2025, sexta-feira, sair de Costa Marques na voadeira da missão as 7hs e cheguei em Sagarana as 10h30, já me hospedando nas instalações da Capela. No final da tarde, juntamente com a Ir. Raimunda, reunir com os parentes jovens e adultos para os preparativos finais dos momentos celebrativos prevista para sábado 06 de setembro de 2025.
No sábado, dia 06 de setembro, Ir. Raimunda e Ir. Lucirnei (IIC), residentes no Distrito de Surpresa, chegaram cedo e imediatamente nos dirigimos para o cemitério, as 07h30 os parentes, inclusive visitantes do Distrito de Surpresa começaram chegar, foi emocionante, comovente e memorável.
Após alguns cantos e invocações, inclusive na própria língua Orowari, realizamos a caminhada rumo a capela, a frente uma faixa e o quadro de Dom Roberto, adentramos o espaço e ouvimos as falas de parentes previamente convidados para este momento, em seguida prosseguimos com o rito da benção, seguida da missa com a realização dos Sacramentos do crismas e da Eucaristia.
