Cardeal canadense Marc Ouellet ministra conferência “Por uma Teologia Fundamental do Sacerdócio” na PUC-Rio

 No dia 15 de março, a PUC-Rio recebeu o prefeito emérito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, o cardeal canadense Marc Ouellet. O prelado ministrou a conferência com o tema “Por uma Teologia Fundamental do Sacerdócio” e lançou dois volumes de seu livro, de mesmo título, impresso em Portugal pelas Edições Paulinas. O encontro teve início às 8h30m, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Campus da PUC-Rio), seguido de missa, aberta a toda a comunidade.

Além do cardeal Ouellet, a solenidade contou com a presença do arcebispo do Rio de Janeiro e grão-chanceler da PUC-Rio, dom Orani Tempesta, do reitor da PUC-Rio, padre Anderson Antonio Pedroso, e do diretor da Faculdade Eclesiástica e do Departamento de Teologia, padre Waldecir Gonzaga.

O arcebispo do Rio de Janeiro e grão-chanceler da PUC-Rio reforçou o sentimento de alegria em receber o cardeal Marc Ouellet para aprofundar sobre a teologia do sacerdócio, o batismo e o sacerdócio ministerial. “Este assuntos são importantes para os tempos sinodais. Bendizemos a todos que estão participando, tanto presencialmente quanto à distância”, disse dom Orani.

De acordo com dom Orani, entre os vários assuntos abordados pelo cardeal Marc Ouellet, está o do sacerdócio comum dos fiéis advindo do sacramento do Batismo. “O cardeal Ouellet salientou bastante este aspecto do qual derivam todos os demais carismas e dons. Lembrou também da importância do sacerdócio dos leigos no sentido de poder consagrar o mundo e a sociedade através da própria vida e do trabalho que fazem”, enfatizou.

Etapas da formação

De acordo com padre Waldecir, o evento foi realizado em três etapas, experiência que se repetiu em todas as instituições visitadas pelo cardeal no Brasil: a primeira, com o cardeal Ouellet, abordando a Teologia do Sacerdócio; a segunda, proferida por diferentes conferencistas locais em cada um dos locais visitados, tratando de um tema vinculado ao principal; e a terceira, o lançamento e venda do livro do cardeal Ouellet.

Cardeal dá autógrafo em seu livro em Brasília. Fotos: Ascom arquidiocese de Brasília.

No caso da PUC-Rio, a segunda conferência, com o tema Sacerdócio e Missionariedade, foi feita pelo padre Vitor Feller, professor do Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC) e vigário geral da arquidiocese de Florianópolis (SC).

O cardeal concluiu, nesta sexta-feira, uma jornada de encontros que teve início na arquidiocese de São Paulo e passou também por Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) (foto ao lado).

A íntegra da Conferência “Por uma Teologia Fundamental do Sacerdócio” – (aqui)

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags:

leia também