Cardeal Norte-americano nomeado Relator Geral do próximo Sínodo dos Bispos

Em vista da XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar no Vaticano, de 7 a 28 de Outubro do próximo ano, sobre “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”, o Santo Padre nomeou como Relator Geral o cardeal Donald W. Wuerl, arcebispo de Washington (EUA); e como Secretário Especial D. Pierre-Marie Carré, arcebispo de Monpellier (França).

Para melhor conhecer o sentido do Sínodo, confira um trecho do prefácio do “lineamenta”, documento preparatório do encontro, publicado em fevereiro deste 2011 e assinado pelo Secretário Geral do Sínodo, Mons. Nikola Eterović.

“Nas últimas décadas tem-se falado também da urgência da nova evangelização. Tendo presente a evangelização como horizonte comum da Igreja, bem como a ação de anúncio do Evangelho ad gentes, que requer a formação de comunidades locais, de Igrejas particulares, nos Países missionários de primeira evangelização, a nova evangelização é, antes de mais, endereçada a quantos se afastaram da Igreja nos Países da antiga cristandade. Tal fenômeno, infelizmente, existe em vários graus, mesmo nos Países onde a Boa Nova foi anunciada nos últimos séculos, mas que ainda não foi suficientemente bem acolhida a ponto de transformar a vida pessoal, familiar e social dos cristãos. As Assembleias especiais do Sínodo dos Bispos, a nível continental, celebrados em preparação do Jubileu do Ano 2000, evidenciaram este fato. Este é um dos grandes desafios para a Igreja universal. Por isso, Sua Santidade Bento XVI, depois de auscultar a opinião dos seus irmãos no episcopado, decidiu convocar a XIII Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre o tema A nova evangelização para a transmissão da fé cristã, que se realizará de 7 a 28 de Outubro de 2012. Retomando a reflexão até agora realizada sobre o argumento, a Assembleia sinodal terá por objetivo analisar a situação atual nas Igrejas particulares, para traçar, em comunhão com o Santo Padre Bento XVI, Bispo de Roma e Pastor Universal da Igreja, novas formas e expressões da Boa Notícia que devem ser transmitidas ao homem contemporâneo com renovado entusiasmo, próprio dos santos, alegres testemunhas do Senhor Jesus Cristo, ´Aquele que era, que é e que há de vir´ (Ap. 4, 8). É um desafio a retirar, como o escriba que se tornou discípulo do Reino dos céus, coisas novas e coisas antigas do precioso tesouro da Tradição (cf. Mt. 23, 52)”.

Tags: