Cáritas Brasileira participa de 7º Congresso Hispano-latinoamericano

Com o tema “Como avançar em uma caridade iluminada pela verdade: desafios ao longo do caminho”, a Cáritas Espanhola promoveu, nos dias 20 e 21, a 7ª edição do Congresso Hispano-latinoamericano e caribenho da Teologia da Caridade. Cerca de 100 representantes de 22 Cáritas da América Latina, além de todas as Cáritas Diocesanas da Espanha, participaram do encontro que ocorreu na cidade de El Escorial, região de Madri, capital do país.

A Cáritas Brasileira esteve representada pelo padre Evaldo Ferreira, diretor tesoureiro, e por Maria Cristina dos Anjos, diretora executiva nacional da entidade. De acordo com Maria Cristina o congresso acontece a cada quatro anos, e antecipa à realização da Assembleia Geral da Cáritas Internationalis.

“Este congresso é importante porque possibilita espaços de diálogo e maior aproximação entre as Cáritas da América Latina, Caribe e a Cáritas da Espanha. É um momento também de preparação conjunta das Cáritas da América Latina para a participação na Assembleia Geral em Roma”, disse Maria Cristina.

Este ano, quatro conteúdos temáticos, relacionados com a reflexão do papa Bento XVI na Carta Encíclica Cáritas in Veritate, foram debatidos. São eles: Caridade e Gratuidade; Caridade Transformadora; Caridade e Compromisso Ético e Político; e Caridade e Cooperação Internacional. Neste último, a representante brasileira, Maria Cristina dos Anjos, foi a mediadora dos debates.

Tags: