A Cáritas Diocesana de Colatina inaugura mais uma iniciativa social: o Projeto Jeito de Mulher, que vai oferecer capacitação e formação profissional para mães do bairro Bela Vista, em Colatina (ES).
Os filhos das participantes são beneficiados por outro projeto da Cáritas, o Centro de Acolhida da Criança e do Adolescente, que promove ações de assistência social, cultural e de saúde a cerca de 300 beneficiados. O “Jeito de Mulher” pretende profissionalizar as mães para o mercado de trabalho, podendo garantir um aumento na renda da família.
As primeiras 12 alunas iniciaram, nesta semana, um curso de corte e costura, oferecido gratuitamente, no espaço anexo ao Centro de Acolhida.
O conteúdo deste primeiro curso é proporcionado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), assim como a emissão dos certificados. Serão três instrutores, dois do Senai e um do Grupo Cordis, todos voluntários qualificados e com experiência no ramo.
Economia solidária
O Projeto Jeito de Mulher é pautado nos princípios da economia solidária. Além do conteúdo dos cursos, haverá palestras e oficinas com temas relacionados a direitos sociais, empreendedorismo, cooperativismo, entre outros. Além do curso de corte e costura, outros dois já estão sendo articulados: panificação e informática.