“Gente simples fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, realiza mudanças extraordinárias” (provérbio africano)
Na Comemoração do Centenário da Igreja particular de Montes Claros, nos dias 22 a 25 de julho de 2010, celebramos nesta cidade, o 6º Encontro Mineiro das CEBs, com o tema “Economia e Missão” e o lema “Construindo uma Igreja solidária”.
Viemos de muitas dioceses do nosso Estado em peregrinação de fé e esperança. Dos mil e 200 delegados e delegadas presentes, em sua maioria leigos e leigas, dentre eles povos tradicionais (indígenas, quilombolas, geraizeiros, vazanteiros, veredeiros, caatingueiros e outros trabalhadores do campo e da cidade), estiveram presentes também religiosas e religiosos, seminaristas, diáconos e presbíteros. Fomos acolhidos pelo arcebispo anfitrião, Dom José Alberto Moura, pelas diversas equipes de serviço e, numa hospedagem solidária, as famílias montes-clarenses abriram seus corações e suas portas para nos oferecer o que têm de melhor. A presença de Dom José Moreira, bispo de Januária, Dom Severino Clasen, bispo de Araçuaí, e Dom Hugo, bispo de Almenara, muito nos alegrou.
Trabalhamos os eixos temáticos: social, eclesial, econômico, político e ecológico, os quais foram desenvolvidos em subtemas e possibilitaram a reflexão e o aprofundamento dessas questões.
Fizemos a memória dos encontros anteriormente realizados no Estado, do 11º Intereclesial em Ipatinga (MG) e do 12º, em Porto Velho (RO). Reavivamos a caminhada das CEBs na experiência partilhada a partir do conhecimento coletivo e do fazer comunitário e, em sintonia com o Documento de Aparecida, reafirmamos o compromisso de sermos Comunidades Eclesiais de Base, discípulas missionárias de Jesus, em estado permanente de Missão. E numa caminhada profética com as juventudes, percorremos ruas e avenidas da cidade denunciando o extermínio de nossos jovens e vislumbrando um horizonte novo nos gerais de nossas CEBs.
A partir da metodologia VER, JULGAR, AGIR, REVER e CELEBRAR, constatamos avanços e desafios colocados hoje para a missão de nossas Comunidades Eclesiais de Base. Queremos destacar, em nossa caminhada, a vivência de uma espiritualidade libertadora com a evangélica opção preferencial pelos pobres, a experiência das Assembleias Populares enquanto espaço de construção do Brasil que queremos e precisamos, os Plebiscitos Populares, os Comitês 9840 do qual foi aprovada a Lei “Ficha Limpa”, os trabalhos desenvolvidos pelas minorias étnicas, os movimentos de mulheres, as Escolas de Formação de Fé e Política, sem contar as inúmeras associações e cooperativas brotadas do trabalho das nossas Comunidades Eclesiais de Base.
Imbuídos de nosso compromisso batismal, nós, missionários e missionárias participantes do 6º Encontro Mineiro das CEBs, nos comprometemos em nossas comunidades com a construção de uma Igreja solidária, através das seguintes ações transformadoras:
- Intensificar a participação no Plebiscito pelo limite da propriedade da terra;
- Fortalecer os Comitês 9840 e o combate à corrupção;
- Promover o Grito dos Excluídos;
- Incentivar as Escolas de Formação de Fé e Política;
- Fortalecer as iniciativas de Economia Solidária;
- Combater o uso de agrotóxicos, dentre outros compromissos assumidos por cada micro particularmente;
- Realizar a campanha pela soberania e segurança alimentar e nutricional sustentável.
Animados pela fé e movidos pela esperança, voltamos para as nossas comunidades. Pedimos à Trindade Santa que nos ilumine e fortaleça nossa caminhada!
Montes Claros, Domingo, 25 de julho de 2010
Dia do Senhor
Dia das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais