Catequistas celebram os 50 anos de criação da diocese de Jales

No último dia 6, os catequistas da diocese de Jales (SP) se reuniram para celebrar os 50 anos da criação da diocese. Momento em que foi recordada a caminhada da evangelização, o processo de formação dos leigos e toda a caminhada da catequese.

Reuniram-se na catedral de Jales para o início do encontro mais de 700 catequistas, onde se iniciou uma caminhada até o Santuário da Santíssima Trindade, durante o percurso refletiu-se a caminhada e a vocação dos catequistas da diocese, “momento muito bonito em que foi também refletida a caminhada e a luta do povo de Deus por uma vida mais digna e com justiça”, destacou o padre da diocese de Jales, Eduardo Magnani.

Após a caminhada, já no santuário, aconteceu um momento de reflexão que contou com a participação da assessora do Setor Catequese da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irmã Zélia Maria Batista, que ajudou os catequistas a refletirem sobre o ministério do catequista e sua missão de Evangelizar. “Ser cristão não é simplesmente aceitar uma doutrina e ser fiel a determinadas normas, mas é seguir uma pessoa que nos atrai a si e conquista o nosso coração; Jesus de Nazaré. É responder ao chamado de Jesus e colocar-se a caminho, seguindo seus passos, movido pela força do seu Espírito. É entrar na dinâmica processual do discipulado”, destacou a irmã.

dom_demetrioA proposta apresentada foi o caminho para o discipulado que foi concluído pela fala do bispo da diocese de Jales, dom Demétrio Valentini, apresentando o Plano de Pastoral para os catequistas principalmente as metas e propostas da catequese para os próximos anos. “Esse dia foi muito rico tanto para os catequistas quanto para toda a diocese, pois pode se perceber que das muitas sementes lançadas ao longo desses 50 anos muitos frutos foram, estão e serão colhidos, com a participação de todos que colocam a sua vida nas mãos do Senhor”, ressaltou dom Demétrio.

Tags: