No último dia 6, os catequistas da diocese de Jales (SP) se reuniram para celebrar os 50 anos da criação da diocese. Momento em que foi recordada a caminhada da evangelização, o processo de formação dos leigos e toda a caminhada da catequese.
Reuniram-se na catedral de Jales para o início do encontro mais de 700 catequistas, onde se iniciou uma caminhada até o Santuário da Santíssima Trindade, durante o percurso refletiu-se a caminhada e a vocação dos catequistas da diocese, “momento muito bonito em que foi também refletida a caminhada e a luta do povo de Deus por uma vida mais digna e com justiça”, destacou o padre da diocese de Jales, Eduardo Magnani.
Após a caminhada, já no santuário, aconteceu um momento de reflexão que contou com a participação da assessora do Setor Catequese da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irmã Zélia Maria Batista, que ajudou os catequistas a refletirem sobre o ministério do catequista e sua missão de Evangelizar. “Ser cristão não é simplesmente aceitar uma doutrina e ser fiel a determinadas normas, mas é seguir uma pessoa que nos atrai a si e conquista o nosso coração; Jesus de Nazaré. É responder ao chamado de Jesus e colocar-se a caminho, seguindo seus passos, movido pela força do seu Espírito. É entrar na dinâmica processual do discipulado”, destacou a irmã.
A proposta apresentada foi o caminho para o discipulado que foi concluído pela fala do bispo da diocese de Jales, dom Demétrio Valentini, apresentando o Plano de Pastoral para os catequistas principalmente as metas e propostas da catequese para os próximos anos. “Esse dia foi muito rico tanto para os catequistas quanto para toda a diocese, pois pode se perceber que das muitas sementes lançadas ao longo desses 50 anos muitos frutos foram, estão e serão colhidos, com a participação de todos que colocam a sua vida nas mãos do Senhor”, ressaltou dom Demétrio.