CBJP convida para encontro nacional em vista de compreensão da crise atual

Em parceria com a Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação da Conferência dos Religiosos do Brasil, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) promove o XVI Encontro Nacionais de Comissões Justiça e Paz, Integridade da Criação e Direitos Humanos. De 10 a 12 de novembro, em Brasília (DF), será possível compreender a crise atual numa perspectiva de Projeto Popular para o Brasil.

São quatro objetivos propostos para o encontro: promover a troca de experiências entre as Comissões Justiça e Paz diocesanas, regionais e brasileira com as Comissões Justiça, Paz e Integridade da Criação da CRB; aprofundar sobre o conhecimento da realidade brasileira, tendo como critérios os biomas brasileiros, iluminando essa realidade com a encíclica Laudato Si’ – sobre o Cuidado da Casa Comum, em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2017 e da Missão batismal dos Cristãos Leigos e Leigas; Informar e mobilizar sobre o Fórum Mundial das Águas, que será realizado em Brasília, em março de 2018; e fortalecer a Rede Brasileira Justiça e Paz, por meio de compromissos com ações transformadoras, com destaque para o Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo papa Francisco.

Foto: reprodução | Carlos Alves Moura

“É uma quadra de objetivos a partir da atual realidade política brasileira, advinda dos acontecimentos em curso que prenunciam graves riscos à democracia, aos direitos humanos e sociais e à integridade da Criação”, afirma o secretário executivo da CBJP, Carlos Alves Moura.

O encontro também será um olhar sobre os impactos da crise nos municípios e estados, onde de acordo com Moura estão as consequências mais visíveis do atual contexto, “ampliando sobremaneira a violência estatal, a desagregação social e fortalecendo a lógica de apropriação dos serviços públicos e da natureza, por forças do mercado, em detrimento da soberania nacional e da Constituição Federal de 1988”. Para o advogado que está à frente deste organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tal realidade faz sofrer os biomas brasileiros e os povos originários, como abordado pela Campanha da Fraternidade deste ano.

Troca de experiências
Atendendo à necessidade de fazer dos encontros entre as Comissões Justiça e Paz um espaço de troca de experiências, a organização do evento pede que cada comissão destaque três ações que atualmente desenvolve e envie até o dia 30 de outubro para o e-mail cbjpagenda@gmail.com. Tais informações serão sistematizadas e compartilhadas, “favorecendo uma visão de conjunto dos trabalhos”. “Solicitamos também breves relatórios sobre atividades e prioridades de cada Comissão para compor o registro e a divulgação nos Boletins das ações concretas que estão sendo realizadas”, pede Moura.

O encontro será realizado na Casa de Retiros Assunção, localizada na Avenida L2 Norte, quadra 611, Brasília (DF).
Mais informações: (61) 3323-8713 e (61) 98173-5207 (whatsapp).

Tags: