Cerca de 80 pessoas participaram da formação online oferecida pelo Centro Cultural Missionário, o CCM. O “Curso sobre Liturgia e Missão” aconteceu nos dias 18, 19 e 29 de abril, das 19h30 às 21h, pela plataforma Zoom. A iniciativa teve por objetivo introduzir na compreensão da teologia litúrgica a sua relação com a dimensão missionária da Igreja e oferecer elementos teológicos e litúrgicos tendo em vista a pastoral litúrgica e o exercício da atividade missionária da Igreja.
Participaram cristãos leigos e leigas em geral, agentes de pastoral, membros de grupos, pastorais e movimentos, participantes dos Conselhos Missionários e das Pontifícias Obras Missionárias (POM), seminaristas, consagrados, ministros ordenados, membros de congregações religiosas, institutos de forma, catequistas, líderes de comunidades e novas comunidades.
No dia do encerramento, dom Odelir José Magri, presidente da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, pôde interagir com os participantes dando algumas palavras de encorajamento. Na ocasião, ele recordou o Ano Jubilar Missionário, por ser especial no sentido das diversas celebrações vividas, além das celebrações dos 50 anos do Comina e das Campanhas Missionárias, por exemplos.
No contexto do Centro Cultural Missionário, o CCM, dom Odelir reiterou a história dos 60 anos da instituição, especialmente no que tange à missão e responsabilidade na formação missionária, seja no acompanhamento ou introdução dos missionários que chegam de outros países para missão no Brasil.
Dom Odelir afirmou que momentos de formação como o oferecido pelo “Curso sobre Liturgia e Missão” tem sempre dois grandes objetivos. Um deles é o de capacitar para que “lá onde estivermos, nos serviços em que ofeceremos, nos diferentes contextos e realidades da Igreja possamos ajudar e servir melhor e viver a missão”.
O outro aspecto citado por dom Odelir é o da ajuda pessoal, que segundo ele é única e que cada pessoa recebe na sua formação cristã, na sua tomada de consciência missionária, no seu serviço que se torna mais qualificado.
“Agradeço a Deus por esse momento e por vossa participação nessa formação e gostaria de justamente pedir a Deus que isso possa ajudar nesse contexto da missão nos colocando assim à serviço do Reino de Deus e na Ação Evangelizadora da Igreja”, exortou o bispo.
Ao final, o padre Djalma Antônio da Silva, diretor do CCM, agradeceu a todos os que participaram do curso.
“Que vocês possam ser multiplicadores daquilo que aprenderam e refletiram porque o conhecimento para nós missionários não é para ficar retido, mas sim multiplicado junto ao povo de Deus que nos foi confiado”, finalizou.
Programação
Dentre os assuntos abordados no curso estiveram os seguintes: A Liturgia, ápice e fonte da vida da Igreja, na sua relação com a dimensão missionária; Fundamentos bíblicos da relação entre Liturgia e Missão; A Liturgia na Catequese Missionária Primitiva; A Reforma Litúrgica vista sob a ótica da Missão a partir do Concílio Vaticano II; Perspectivas e desafios para adaptação da Liturgia à índole e às tradições dos povos.