Após quase um mês de curso, encerrou no dia 23 de setembro no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, o Curso de Aperfeiçoamento da Língua Portuguesa. A formação contou com a participação de dez missionárias estrangeiros, vindos de oito países, que já estão trabalhando a algum tempo em diversas regiões do Brasil desde o Paraná até o Amazonas.
Além do enriquecimento com o estudo sistemático da língua portuguesa, os cursistas adentraram no campo histórico-social, político-religioso do Brasil, caminho que os missionários construíram junto com as professoras Lia e Susana no decorrer das aulas.
A maior conquista no estudo da língua foi a confiança ao falar sem medo de errar e o aprimoramento na conjugação de alguns tempos e modos verbais. “O desafio é continuar estudando, pois as oportunidades proporcionadas pelo curso, apesar de ter sido bem aproveitadas, ainda não foram suficientes”, afirmou o secretário executivo do CCM, padre Estêvão Raschietti.
Outro aspecto que forte foi a convivência com o grupo de missionários brasileiros do Curso Ad Gentes. O convívio possibilitou profundas reflexões e retomada de motivações para continuar na caminhada missionária com maior ardor, conforme um dos participantes: “a convivência impulsionou ainda mais meu enriquecimento. A partilha entre nós, as celebrações, os passeios, a vida cotidiana, ajudaram a aprofundar o meu ser missionário, encontrando novas motivações para colocar-me mais intensamente a serviço nesse nosso Brasil”.
“É sempre motivo de muita gratidão apreciar os belos frutos desta caminhada de discípulos missionários, um processo sofrido, mas fecundo. Ver o progresso da aprendizagem, do aprimoramento do idioma e contemplar a inserção gradual na nova realidade é como mirar uma rosa desabrochando no jardim da vida”, avaliou padre Raschietti.