CEFEP lança, em live, a publicação: “Teologia da História e Ação Transformadora”

O CEFEP (Centro Nacional de Fé e Política Dom Hélder Câmara) realizou no sábado, 18 de setembro, uma live para o lançamento de sua nova publicação: “Teologia da História e Ação Transformadora”. Trata-se de uma obra que apresenta algumas das dimensões fundamentais da Teologia da História, trazendo uma reflexão sobre a relação entre o Reino de Deus e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, com destaque para o agir humano e a nossa responsabilidade de nossa ação política e sua relação com a fé.

Esta é a décima publicação organizada a partir Rede de Assessoras e Assessores do CEFEP cujo papel, desde sua criação, é contribuir para fortalecer o pensamento social cristão no Brasil fundamentado no Evangelho e na Doutrina Social da Igreja. Esses textos do CEFEP também subsidiam a formação em Fé e Política oferecida pelas escolas locais e regionais.

A publicação começou a ser pensada no último seminário presencial da Rede realizado em Brasília em 2019 e tem como objetivo ser uma contribuição à reflexão sobre o uso da religião para fins políticos eleitoreiros, fenômeno que vem aumentando em várias partes do mundo, sobretudo no Brasil, como vemos desde as eleições de 2018.

Reflexões bíblicas e apontamentos pastorais

A organização da obra é de responsabilidade de membros da Rede, como o professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Degislando Nobrega de Lima, 0 conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Durval Ângelo Andrade e do professor da PUC Rio, Paulo Fernando Carneiro de Andrade.

A publicação reúne a contribuição de doze autores que trazem diferentes abordagens do tema proposto, desde reflexões bíblicas até apontamentos pastorais. O prefácio do livro ficou a cargo do presidente do CEFEP, bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, dom Giovane Pereira de Melo.

Segundo Dom Giovane “o livro é uma colcha de bons retalhos, que se traduz num mosaico bem variado e ajustado de reflexos vivos e coloridos, que alimentam a luta pelos três “T” sonhados pelo Papa Francisco e nutrem a utopia que respiramos e nela “esperançamos”, como dizia nosso mestre Paulo Freire.”

É a primeira vez que o lançamento de uma publicação do CEFEP acontece de forma virtual, fato necessário devido às restrições impostas pela pandemia do Covid-19. A decisão da realização da atividade de modo virtual, permitiu que mais pessoas pudessem ter acesso ao lançamento.

A live, coordenada pelos organizadores da publicação, contou com a presença de boa parte dos autores, membros da rede de assessores e também de representantes das coordenações das escolas locais e regionais que usufruirão do presente trabalho.

Ela pode ser assistida novamente pelo link:

 

Tags:

leia também