CEFEP realiza a segunda etapa presencial da 8ª edição do Curso Nacional de Formação Política para Cristãos Leigos

O Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP) realiza, de 16 a 29 de janeiro,  a segunda etapa presencial da 8ª edição do Curso Nacional  de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas. O curso é oferecido em parceria com a Coordenação Central de Ensino a Distância (CCEAD), da PUC Rio, e com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB.

Neste Bloco IV, que corresponde à segunda etapa presencial, os alunos estão aprofundando as seguintes disciplinas e conteúdos: Cidadania e direitos humanos, nos últimos 50 anos, e a contribuição da Igreja neste processo, Alternativas e protagonistas – experiências educativas: Orçamento participativo e controle social, Conselhos Municipais de Direitos ou paritários, O trabalho e a economia solidária, Agroecologia e a economia sustentável, Agricultura familiar, Cultura de paz contra a Violência, Leitura da relação Fé e Política: no Vaticano II, nos documentos da Igreja na América Latina e no Brasil e Relatos e análise de experiências de Escolas locais de Fé e Política.

O curso tem duração de dois anos, sendo que duas partes presenciais acontecem sempre na segunda quinzena de janeiro. A primeira etapa presencial da 8ª edição aconteceu de 19 de janeiro a 1º de fevereiro de 2020, em Brasília, no Centro Cultural Missionário (CCM). Para essa turma foram registradas quarenta e oito inscrições, com presença de alunos de todas as regiões do país, com destaque para um maior número de presentes das regiões Norte e Nordeste.

Segundo o diretor do CEFEP, padre Paulo Adolfo, não foi possível realizar a segunda etapa presencial em 2021 por conta da pandemia. Neste período os alunos realizaram a disciplinas à distância. O curso, válido como uma especialização e extensão universitária, tem duração de 1 ano e meio, com uma apresentação do trabalho de conclusão ao final. A defesa do trabalho dos 29 alunos que continuam firmes no curso está prevista para março deste ano.

Participantes da 2ª etapa presencial da 8ª edição do Curso Nacional  de Formação Política para Cristãos Leigos (as). Foto: CEFEP

Missão dos cristãos na Política e o bem comum

O curso tem o objetivo de “formar cristãos leigos(as) para a missão política, favorecendo-lhes a aquisição de competência e habilitação para agir como cristãos no complexo campo da Política, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”.

Segundo o diretor do CEFEP, padre Paulo Adolfo, são ainda objetivos a serem perseguidos pelo curso “contribuir com a formação de lideranças para as funções públicas, eletivas ou não, no campo da Política e das organizações comunitárias; aprimorar a prática política dos cristãos no exercício da cidadania e do bem comum; investir na formação do sujeito evangelizador para torná-lo apto a influenciar na construção de uma nova cultura política”.

Integram o programa do curso a elaboração de uma monografia, visitas programadas ao Congresso Nacional, ao Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), ao Departamento Intersindical Parlamentar (DIAP), entre outros.

Cursos do CEFEP previstos para 2022:

1) Curso de Planejamento de Campanha Eleitoral

É realizado em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e com a Escola Casa Comum do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas. A formação é voltada para liderança cristãs que participarão do processo das eleições de 2022 ou pretendem se preparar para as eleições de 2024.

O curso vai oferecer noções de planejamento de campanha com ferramentas elaboradas por especialistas na área. O objetivo é potencializar o alcance político de lideranças comprometidas com o humanismo, a promoção da vida, a fraternidade, a solidariedade universal, a justiça e a paz. O curso será realizado entre 2 fevereiro a 4 de maio de 2022, com 80 horas de duração.  Formulário e link da inscrição: aqui.

2) Curso Dimensão Social da Fé e Doutrina Social da Igreja

Tem início no primeiro semestre e duração de dois anos. O curso, a ser realizado de forma totalmente remota, é fruto de uma parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da CNBB e a  Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), que certificará os participantes com o título de especialização e extensão.

3) Capacitação para Lideranças em Políticas Públicas e Conselheiros de Direitos

O curso é realizado, em parceria, pela Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da CNBB, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBPJ) e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), organismo da Igreja no Brasil.

 

 

 

 

 

Tags:

leia também