Celam promove encontro com lideranças das Pastorais Sociais 

O evento ocorre de 25 a 29 de janeiro e aborda o Ano da Misericórdia

Por ocasião da celebração do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) promove encontro com lideranças. O evento ocorre de 25 a 29 de janeiro, em Bogotá, na Colômbia, com o tema “Uma Igreja em saída, pobre e para os pobres”

De acordo com a organização, o objetivo do seminário é motivar lideranças que atuam na pastoral social dos vários países latino-americanos e caribenhos. O encontro pretende responder ao desafio de “ser uma Igreja capaz de mostrar o rosto misericordioso de Deus e a alegria do Evangelho”, na tentativa de contribuir para uma sociedade mais justa, solidária, pacífica e ecológica.

“O papa Francisco nos convidou a promover no continente uma nova fase de evangelização, com um estilo inédito graças ao qual os discípulos missionários anunciam a Boa Nova não somente com palavras, mas sobretudo com uma vida transfigurada pela presença de Deus”, explicou, em nota, o Celam.

Ainda, no texto divulgado, o Conselho Episcopal, recorda ser preciso ser “Igreja samaritana, capaz de abrir o coração aos que vivem nas desesperadas periferias existenciais, criadas muitas vezes pelo mundo moderno de forma dramática” e “uma Igreja onde os pobres sejam os destinatários privilegiados do Evangelho”, como disse o papa Francisco na Bula de convocação do Ano Santo, “Misericordiae Vultus”.

Participação do Brasil

Dez representantes do Brasil participam do encontro. O bispo de Ipameri (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Guilherme Antônio Werlang, chegou ontem à capital colombiana, acompanhado do novo assessor da Comissão, frei Olávio José Dotto. Há dois representantes da Cáritas Brasileira, o diretor-executivo nacional, Luiz Cláudio Lopes da Silva, o Mandela, e Maria Cristina dos Anjos.

Também participam lideranças das Pastorais, como o padre Samuel Fonseca Torres, da Pastoral do Mar do Celam; a irmã Rosita Milesi, da equipe de apoio ao Setor Mobilidade Humana da CNBB e diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos, representando os refugiados; o padre Wallace do Carmo Zanon, da Pastoral dos Nômades da CNBB e dos Itinerantes do Celam; e Maria das Graças Gervasio e Nelson Arns Neumann, da Pastoral da Criaça. Outro representante do Brasil é o chileno Boris Augustin Nef Ulloa, que atua na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ao todo, o encontro conta com representação de 23 países e aproximadamente 100 pessoas.

CNBB com informações e foto do Celam.

Tags: