Celebração da luz emociona participantes da Semana Brasileira de Catequese

O auditório Rainha dos Apóstolos, no Mosteiro de Itaici, na Vila Kostka, em Itaici (SP), virou um mar de luzes na noite de ontem durante a 3ª Semana Brasileira de Catequese (SBC). A Celebração da Luz encerrou o primeiro dia de trabalhos do evento que reúne 238 leigos, 89 religiosas, 3 diáconos, 127 padres e 25 bispos, num total de 484 pessoas.

A cerimônia teve início às 20h no auditório e continuou com uma caminhada até a porta da capela do Mosteiro. “No mundo que caminha nas sombras do egoísmo, da injustiça e da indiferença, sejamos faróis que conduzem ao seguimento de Jesus, através do processo de iniciação à vida cristã”, convidou o animador da celebração.

Durante a caminhada, houve três paradas. Na primeira, os participantes conversaram entre si e partilharam as alegrias e os desafios da caminhada da catequese. A segunda foi dedicada à meditação da palavra de Deus. A última parada foi dedicada à missão e trouxe à memória de todos personagens que deram sua vida pela evangelização  e pela catequese, como Irmã Doroty, padre Josimo, dom Oscar Romero, frei Bernardo Cansi, padre Ralph Mendes e irmã Elisabeth Stumph.

Oficio divino

No mesmo clima orante, os trabalhos de hoje foram antecedidos pela oração do Ofício Divino das Comunidades quando, mais uma vez, a memória destes que se dedicaram à catequese foi recordada.

O clima de oração é retomado na tarde desta quinta-feira, 8, com a leitura orante da bíblia, sob a orientação dos biblistas, frei Carlos Mesters e Francisco Orofino. A missa, às 16:30h, encerra a tarde orante. A última atividade do dia será a apresentação da memória histórica da catequese com assessoria de Terezinha Cruz e dom Juventino Kestering.

Fotos: Pe. Altevir, CSSp

Tags: