Encontro diocesano das CEBs reúne 250 delegados em Tumiritinga

Com o  tema “CEBs e os desafios no campo e na cidade” e lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7), a diocese de Governador Valadares (MG) promoveu o 10º Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs),de 3 a 5 de julho, na cidade de Tumiritinga (MG). Participaram do evento cerca de 250 delegados.

O encontro foi assessorado pelo padre Joimar Sella, da diocese de Leopoldina, que falou aos presentes sobre as possibilidades de transformação a partir dos clamores, além das alternativas de vida para a Igreja e as comunidades.

A fim de uma reflexão mais profunda, os participantes foram divididos em cinco eixos temáticos: “Os desafios da evangelização hoje”; “As juventudes e as transformações do mundo moderno”; “Cidade e Campo gerando vida!?”; “Terra e Água preservadas: garantia de vida e de paz”; “Desenvolvimento rural sustentável e solidário”; e “A Mulher e os desafios na sociedade do Bem Viver”.

Por meio dos grupos e sub-temas, todos puderam participar com proposições que enriqueceram o encontro. Também foram definidas as diretrizes que irão nortear os trabalhos das CEBs nas paróquias da diocese.

O tema escolhido para esta edição colocou os participantes em comunhão com o 7º Encontro das Comunidades Eclesiais de Base do Estado de Minas Gerais, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de setembro, em Unaí (MG), na diocese de Paracatu, e ainda com o 14º Encontro Nacional das CEBs, que acontecerá em 2018 em Londrina, Paraná.

O encontro foi encerrado com missa celebrada pelo bispo diocesano, dom Antônio Carlos Félix.

Com informações da diocese de Governador Valadares

Tags: