Cimi discute “Bem Viver” e elege nova diretoria em Assembleia Geral

Tem início nesta terça-feira, 4, a 19ª Assembleia Geral do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Com o tema “A Mãe Terra Clama pelo Bem Viver”, cerca de 200 pessoas, entre missionários e convidados, estão reunidos.

Durante o evento será eleita a nova diretoria da entidade e os novos representantes de seu Conselho Fiscal. O encontro acontece no Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia (GO), até o próximo sábado, dia 8.

As atividades giram em torno da temática do Bem Viver, discussão que há cerca de dois anos vem sendo desenvolvida pelo Cimi através dos seus missionários, atualmente divididos em 11 regionais, e pelas comunidades indígenas. O tema chegou ao Brasil há pouco tempo, mas já é bastante discutido em países vizinhos ao Brasil, como Bolívia e Equador.

De acordo com o secretário adjunto da entidade, Saulo Feitosa, o Cimi traz a discussão ao país, pois acredita que ela é uma nova possibilidade de descolonização, de oposição ao capitalismo neoliberal. “Ela traz uma nova alternativa ao atual modelo econômico, que já dá sinais de esgotamento, tanto sociais quanto financeiros”, avalia Feitosa.

A proposta do Bem Viver diz que é preciso romper com o sistema mercantilista de produção e consumo, propondo ainda que se repartam os bens para que todos possam viver bem e não viver melhor, acumulando riquezas como prega o capitalismo neoliberal e seu consumo desmedido.

Para o Bem Viver é preciso descolonizar, romper ética, cultural e economicamente, valorizando a identidade e o equilíbrio é preciso ainda democratizar os meios de produção, priorizar a vida e os direitos cósmicos, bem como lutar por direitos e pelo protagonismo social.

Convidados

Para subsidiar as reflexões, lideranças indígenas, pesquisadores e estudiosos falarão sobre a temática do encontro sob diversos ângulos. Paulo Suess, assessor Teológico do Cimi, falará sobre O Bem Viver na Ação Profética da entidade. O Bem Viver e o Reino de Deus ficará a cargo de Carlos Mesters, frade carmelita holandês que vive no Brasil desde 1949.

Sob a ótica budista, os participantes acompanharão as falas de Monja Coen sobre O Bem Viver na perspectiva do Zen Budismo. A antropóloga Rita Segatto e o padre jesuíta Xavier Albó levarão as discussões sobre as Experiências Ameríndias do Bem Viver.

Tags: