Clero da diocese de Ourinhos faz retiro e curso de atualização

“Uma profunda e longa celebração da Palavra, uma Lectio Divina, no contexto do mês da Bíblia”. Assim expressou dom Paulo Mascarenhas Roxo, bispo emérito de Mogi das Cruzes (SP), ao abrir oficialmente o retiro do clero da diocese de Ourinhos (SP), que aconteceu entre os dias 6 a 10, no Mosteiro Monte Carmelo, em Londrina (PR).

Dom Paulo, com referência ao texto bíblico de Mateus 11,16-17, refletiu sobre os riscos na vida sacerdotal. O pregador apresentou ainda a “beleza de uma vida cristã que testemunha abertura de coração, enxerga as coisas boas da vida, vive com serenidade interior, é capaz de silencio interior e exterior”.

dompaulomascarenhas1O bispo emérito tratou do tema da liberdade na vida sacerdotal e religiosa. Ele disse aos participantes que o apostolo São Paulo ajuda a vivenciar a verdadeira liberdade, para vencer todos os bloqueios da vida espiritual: intelectualismo e idealismo, paixões exacerbadas, superficialidade, medos, sentimentos de culpas e fugas.

Para o padre Giovanni Bruno Battaglia que participou do retiro, “os Exercícios Espirituais e anuais e o retiro são realizados para facilitar discernimento, avaliação, revisão de vida e dar novo alento não somente a vida dos padres e diáconos, mas de reflexo as comunidades, as pastorais e movimentos que atuam na jovem diocese de Ourinhos”.

Tags: