Na manhã desta quarta-feira, 11 de dezembro, parte da equipe da Assessoria de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) visitou a sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília (DF). O objetivo do encontro foi avaliar e planejar os programas que são veiculados na TV Brasil em parceria com a Arquidiocese do RJ e CNBB: Palavras de Vida e a transmissão da missa dominical.
Durante a visita, o assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues e o produtor de conteúdo para as redes sociais, Paulo Augusto Cruz, foram recebidos pelo gerente de TV, Juliano Ferreira da Silva, que mostrou toda a estrutura e o funcionamento da EBC. Ao logo da visita, também foram abordadas formas de fortalecer essa parceria e maneiras de melhorar os conteúdos que são produzidos pela CNBB em parceria com a WebTV Redentor e a Rádio Catedral da arquidiocese do Rio de Janeiro.
“O papel fundamental da assessoria de comunicação de qualquer instituição é manter uma boa relação com a imprensa e os veículos de comunicação, sendo eles católicos ou não. A EBC, a TV Brasil, em especial, e a Rádio Nacional têm um grande papel no cenário da comunicação no Brasil, com sua história na formação do pensamento social, político e econômico, por estar presente em todo o território nacional, principalmente pelas rádios de ondas curtas, nos ambientes onde a internet não chega”, destacou padre Arnaldo Rodrigues.
Palavras de Vida e a Missa Dominical
O “Palavras de Vida” está no ar há mais de 50 anos e é exibido aos domingos, às 7h, na TV Brasil. Além de quadros catequéticos, como “A Voz do Pastor”, apresentado pelo cardeal Orani João Tempesta, e a “Catequese com o Papa Francisco”, o programa também explora temas culturais com temáticas que reverberam nas redes sociais.
A CNBB tem uma participação no segundo bloco do programa, com o “Boletim Igreja no Brasil”, apresentado pela jornalista Larissa Carvalho, destacando as principais notícias da semana, acontecidas na sede da entidade, em Brasília.
Em seguida, às 8h, após o “Palavras de Vida, acontece a transmissão da Santa Missa, direto da Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Bairro da Glória, Rio de Janeiro.
Por Paulo Augusto Cruz