Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP)
Tema: “Fraternidade e fome”. Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. (Mt. 14,16).
1º Deus ao criar o homem e a mulher, lhes deu também todas as possibilidades de vencerem na vida. A criação, a meu ver, se deu através de bilhões de anos, assim: o mundo mineral, o vegetal, o animal e o racional. Portanto, a coroação de tudo: foi o aparecimento do homem e da mulher. Os Reinos sucessivos, não seriam possíveis sem os anteriores. Constata-se, assim, um finalismo na criação: tudo veio de… para… Por isso, o Criador quis o homem para a mulher e esta para ele. Também os quis ambos, para os filhos, para a família. Deus é comunidade e quer os seus filhos unidos: em comunhão.
2º A vida diferencia os homens: uns são bens sucedidos, outros nem tanto. Uns herdaram até fortunas, outros não: talvez, até nada. Há os que sofrem, por causa de doenças, ou com problemas sociais: separações, uns são pobres, outros ricos e a ainda há os remediados. Não faltam e não são poucos, os que passam fome, ou até chegam a morrer de inanição. É terrível. Agricultura pode produzir para todos, viverem. Basta analisar a pujança agrícola do Brasil, por exemplo. Se falta comida, aqui, ou ali, os motivos são variados e as razões complexas: políticas, econômicas, culturais etc. Vejamos os dois hemisférios: o do Norte o do Sul. Que disparidade. A culpa é da linha do Equador…? Não. Certamente não! Mas os problemas existem e a realidade chega ser chocante. Só não vê, constata, quem não quer.
3º A CF visa, antes de tudo, conscientizar a partir da Palavra de Deus e da doutrina da Igreja: algo está profundamente errado e a culpa, não é de Deus. É nossa: da humanidade e de sua política egoísta. Por isso, cabe-nos reagir, pois, a terra é suficiente para produzir e até para sobrar. Se, isso não acontece, é porque uns querem demais e assim falta para outros. O problema não se resolve, simplesmente, por invasões de propriedades. É preciso, agir com justiça social, pois a terra foi posta, ao uso de todos. É urgente, portanto, redescobrir que somos todos irmãos, vivendo a corresponsabilidade.
4º A coleta da CF acontece no 02/04/2023: Domingo de Ramos. Ela é apenas a expressão exterior de nossa corresponsabilidade. É a concretização do “dai-lhes vós mesmos de comer”. (Mt. 14, 16). A Igreja como instituição deve ser generosa e seus filhos também. A inteligência, a liberdade e a capacidade de organizar a vida, tem origem na generosidade e no exemplo de Deus. “Sede misericordiosos, como vosso Pai Celeste, é misericordioso”. ( Lc. 6, 36). Nós, não sabemos fazer milagres como Jesus, multiplicando os pães, mas podemos melhorar nossa capacidade de doação: de ser e de viver para o outro. Todos: uns através de uma visão antropológica, mais humana, outros pelo exercício de dimensão, mais teológica da vida.
