Com bênção Urbi et Orbi, Papa Leão XIV concede bênção à cidade de Roma e a todo o mundo

O Papa Leão XIV vai conduzir a primeira bênção Urbi et Orbi de Natal no seu pontificado, no próximo dia 25 de dezembro. A oração que une a cidade de Roma e o mundo inteiro será realizada logo após o Papa ler sua mensagem de Natal da sacada central da Basílica de São Pedro. Também no dia 1º de janeiro haverá a bênção, por ocasião do início do novo ano.

Essa será a segunda vez que o Papa Leão XIV concederá a bênção Urbi et Orbi. A primeira foi no dia 8 de maio deste ano, logo após sua eleição como bispo de Roma. Naquela ocasião, o Papa levou ao mundo a mensagem de Paz que será revisitada no próximo dia 1º de janeiro, Dia Mundial da Paz.

“Esta é a paz de Cristo Ressuscitado, uma paz desarmada e uma paz que desarma, que é humilde e perseverante. Que vem de Deus, do Deus que nos ama a todos incondicionalmente”, disse.

O Papa Leão também sinalizou em sua primeira bênção o caminho que deseja para a Igreja: “queremos ser uma Igreja sinodal, uma Igreja que caminha, uma Igreja que procura sempre a paz, que procura sempre a caridade, que procura sempre estar próxima, sobretudo dos que sofrem”.

Ao mundo inteiro

Transmitida pelos meios de comunicação, a bênção alcança os fiéis presentes no Vaticano e todos os que acompanham pela internet, pelo rádio e pela TV, com a concessão de indulgência plenária aos fiéis que a recebem com as disposições adequadas (confissão, comunhão e oração pelas intenções do Papa).

A bênção do último Natal

No ano passado, a mensagem do Papa Francisco para o Natal destacou a porta do coração de Deus, relacionando com a Porta Santa do Jubileu aberta no dia anterior e o perdão que Ele oferece.

“Irmãs, irmãos, a porta do coração de Deus está sempre aberta: voltemos para Ele! Regressemos ao coração que nos ama e perdoa! Deixemo-nos perdoar por Ele, deixemo-nos reconciliar com Ele! Deus perdoa sempre! Deus perdoa tudo! Deixemo-nos perdoar por Ele!”, afirmou.

Os pedidos de paz e reconciliação entre povos e países também estiveram presentes na mensagem papal.

 

Celebrações de Natal com o Papa Leão XIV

Confira as celebrações de Natal presididas pelo Papa e os respectivos horários:

 

Natal do Senhor – 24 de dezembro
Santa Missa na noite de Natal às 22h (18h de Brasília)

Natal do Senhor – 25 de dezembro
Santa Missa do dia às 10h (6h de Brasília)
Bênção “Urbi et Orbi” às 12h (8h de Brasília)

Santo Estêvão Protomártir – 26 de dezembro
Angelus às 12h (8h de Brasília)

31 de dezembro
Audiência geral às 10h (6h de Brasília)
Celebração das vésperas e recitação do Te Deum às 17h (13h de Brasília)

Maria Santíssima Mãe de Deus – 1º de janeiro de 2026
Santa Missa do dia às 10h (6h de Brasília)
Bênção “Urbi et Orbi” às 12h (8h de Brasília)

Epifania do Senhor – 6 de janeiro de 2026
Fechamento da Porta Santa e Santa Missa às 10h (6h de Brasília)

 

Acompanhe as transmissões em Vatican Media:

 

Por Luiz Lopes Jr

Tags: