As dioceses de Patos, na Paraíba, e de Petrolina, em Pernambuco, deram início às comemorações pelo centenário de nascimento de dom Gerardo Andrade Ponte. O bispo, que foi pastor das duas igrejas particulares de 1975 a 2001, completaria 100 anos no último domingo (1°).
A data foi celebrada em Patos (PB) com a Santa Missa, na Catedral de Nossa Senhora da Guia, onde estão os restos mortais do religioso. A liturgia presidida pelo bispo diocesano, dom Eraldo Bispo da Silva, recordou a trajetória do homenageado que viveu o pastoreio iluminado pelo lema episcopal “Tudo pelo Evangelho”.
Na Diocese de Petrolina, o início das comemorações pelos 100 anos de nascimento de dom Gerardo foi marcado por uma programação especial. Além da Celebração Eucarística, foi realizada uma ação social, a abertura de exposição fotográfica e a bênção inaugural da sala que leva o nome do 5° bispo da Igreja pernambucana. O espaço será a sede da Cáritas Diocesana, que está em fase de implantação.
A solenidade foi conduzida pelo bispo de Petrolina e vice-presidente da CNBB Nordeste 2, dom Antônio Carlos Cruz Santos, e contou com a presença da secretária executiva da Cáritas Brasileira NE 2, Neilda Pereira, além de clérigos, religiosos, religiosas, leigos e leigas.