Religiosos, leigos e representantes de pastorais e movimentos da diocese de Marabá (PA) participaram da reunião do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), com a finalidade de organizar uma equipe missionária. O evento, ocorreu na paróquia Nossa Senhora de Fátima, no dia 30 de agosto.
A organização do trabalho missionário em Marabá faz parte do processo de missão permanente junto às pastorais, movimentos e serviços da comunidade. De acordo com o bispo de Marabá, dom Vital Corbellini, é uma resposta à realidade em que muitas pessoas não conhecem o Evangelho, a vida em comunidade, os sacramentos, a alegria da vivência em comunhão. “Nós vemos o empenho de muitas pessoas que, com uma formação e espiritualidade da missão, visitam as famílias, anotam o nome das pessoas, convidam-nas para participação de algum grupo, seja ele de oração, de pastoral, ou mesmo no serviço da catequese”, conta o bispo.
O Comidi, segundo dom Vital, dará “organização e unidade” às diversas iniciativas no âmbito missionário, como as Santas Missões Populares, as Semanas Missionárias, a missão em bairros carentes, as visitas de grupos em comunidades e as missões nas periferias, organizadas pelas novas comunidades de vida.
Migração
Dom Vital Corbellini ainda contextualiza a importância da organização de um Conselho Missionário Diocesano na realidade de migração que a região vive atualmente. Com as cidades inchadas, com pessoas em busca de emprego, educação e melhor qualidade de vida, há necessidade de um trabalho especial. “É preciso acolher a todas as pessoas que receberam evangelização ou sementes da verdade nas suas comunidades de origem e de nossa parte fazer a missão, a convocação para a vida da comunidade de fé, de esperança e de caridade”, acrescentou o bispo.