Tendo como principal objetivo elaborar um guia com orientações básicas para a animação missionária da Igreja no Brasil, foi realizada a 31ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina). O evento ocorreu de 4 a 6 de abril, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília.
A assembleia reuniu bispos referenciais para a Ação Missionária nos regionais da CNBB e cerca de 50 pessoas, entre coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), representantes de organismos e instituições missionárias no Brasil, bem como integrantes do Comina.
O membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, e bispo de Bacabal (MA), dom Armando Gutiérrez, avaliou a assembleia como “um momento enriquecedor para a caminhada missionária do Brasil”.
Entre os desafios, dom Armando sublinhou o valor dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis) em todas as dioceses como organismos de união e articulação. Ressaltou a abertura das dioceses para a missão além-fronteiras e universal e o investimento na formação e espiritualidade missionárias.
Segundo a secretária executiva do Comina, irmã Dirce Gomes da Silva, houve um avanço na construção do texto-base sobre a animação missionária no Brasil. “Pelos trabalhos da Assembleia e as contribuições dos regionais e organismos percebe-se a importância de oferecer orientações mais claras para animar e articular a dimensão missionária da Igreja”, disse.
A religiosa falou ainda dos projetos além-fronteiras no Haiti, Timor Leste e Guine Bissau, que são contribuições concretas do Brasil com a missão universal.
Os trabalhos encerraram com uma breve celebração de envio conduzida por dom Sergio Braschi, presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB e presidente do Comina.
A Próxima Assembleia do Comina foi agendada para os dias 6 a 8 de março de 2015.