Para planejar as atividades de ação missionária no regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Missionário Regional (Comire) esteve reunido no dia 12 de março, na diocese de Bacabal (MA). O encontro foi realizado no Seminário Dom Pascácio.
Entre os assuntos abordados estiveram a Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina), ocorrida de 6 a 8 de março, em Brasília, com o tema “Missão e cooperação missionária”; o Congresso Missionário do Comire, que será acontecerá de 18 a 20 de setembro, em Bacabal (MA) e que também tratará do tema “Missão e cooperação missionária, com aprofundamento e aplicação no regional.
Além disso, foi abordado o Congresso Missionário dos Conselhos Missionários de Seminaristas (Comise), que terá como tema “O missionário presbítero para uma Igreja em saída”, e será realizado entre os dias 9 e 12 de julho, em Belo Horizonte (MG). As atividades do Comire como visitas às dioceses e outras assembleias também foram tratadas na reunião.
O vice-coordenador do Comire, Helio Rodrigo, falou aos presentes sobre a propagação da fé: infância missionária, juventude missionária e família missionária. De acordo com Helio, um trabalho de mobilização para a propagação da fé aos casais, idosos, jovens e crianças já está sendo desenvolvido de forma conjunta com as pastorais e movimentos, como a Pastoral Familiar, Pastoral dos Idosos, dos Enfermos e da Juventude, além da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e do grupo do Encontro de Casais com Cristo (ECC).
Estiveram presentes na reunião do Comire o bispo de Bacabal e referencial da Dimensão Missionária para o regional Nordeste 5, dom Armando Martín Gutiérrez; representantes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e do Comise; juntamente com membros das equipes executivas da dimensão missionária das dioceses de Brejo, Bacabal, Coroatá, Pinheiro e da arquidiocese de São Luís.
O encontro foi encerrado com o encaminhamento das esquipes de comunicação, acolhida, animação e liturgia, ambientação e ordem, fraternidade e cultura, além das orientações para as atividades do Congresso Missionário e a finalização do organograma de ações para 2015.