A Comissão Episcopal Pastoral para o serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, participou do Seminário sobre Ecologia: Ambiente, Economias e Povos da
América Latina e do Caribe, evento convocado pelo Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM). Realizou-se nos dias 04 a 08 de agosto, em Quito, Equador.
Estavam presentes 18 países e o Brasil foi representado por duas pessoas: Roberto Malvezzi da equipe do CELAM para Terra, Água e Meio Ambiente e Lucimeire de Fátima da coordenação nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
“Foi possível uma visão ampla do que se passa na América Latina em termos ecológicos, a ação do capital, a resistência dos povos. Parece que vivemos no mesmo país, pela problemática tão comum”, afirmou Roberto Malvezzi.
O Documento de Aparecida ao assumir a “dimensão ecológica da missão” tem suscitado esses novos espaços e provocado grandes debates, pois segundo os participantes, percebe-se certo temor eclesial pela emergência real de novos sujeitos na América Latina e Caribe.
