Comissão da CNBB promove debate sobre Políticas Públicas para Amazônia

A Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB promove, no dia 10 de setembro, um grande debate sobre Políticas Públicas e o futuro da Amazônia. Para o debate, que será transmitido ao vivo pela Rede Vida, foram convidados os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Carlos Minc (Meio Ambiente) e Roberto Mangabeira (Assuntos Estratégicos) que serão interpelados por três convidados da Comissão e por representantes de movimentos sociais da Amazônia. O debate terá duração de duas horas, começando às 10h.

Com a iniciativa, a Comissão da CNBB quer promover uma troca de idéias objetivas sobre o tema. “A Comissão Episcopal para a Amazônia não vê outra forma de quebrar uma espécie de diálogo de surdos que parece querer instalar-se em torno desses cenários dinâmicos e seus desdobramentos previsíveis”, diz o Documento Guia que contém as orientações do evento.

De acordo com o Documento, a participação da CNBB se esgota na abertura do debate. “A CNBB apenas se propõe a colocar as duas fontes de pensamento frente a frente e establecer condiçoes suficientes e adequadas para que possam discutir e discernir, em alto nível, aquilo que as separa”, diz o texto.

O Documento Guia traz, ainda, um dossiê, questionando a condução de políticas públicas nacionais referentes à Amazônia. O intuito, de acordo com o texto, é “de provocar uma tomada de consciência da situação presente e contribuir para o aprimoramento dessas políticas públicas no século XXI, dando ouvidos ao clamor do povo da Amazônia”.

Os detalhes do debate foram acertados em reunião realizada pela Comissão, na sede da CNBB, nos dias 29 e 30 de julho, com a presença do Núcleo Permanente de Reflexão e Açaõ sobre a Amazônia (Nupram), que assessora a Comissão.

Tags:

leia também