Comissão do Sul 1 avalia 37ª Assembleia das Igrejas Particulares

A Comissão Episcopal Representativa Ampliada do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou reunião na sede do regional em São Paulo, no dia 19 de novembro, com o objetivo de avaliar a 37ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), ocorrida em Itaici, Indaiatuba, nos dias 16 a 18 de outubro.

A reunião foi presidida pelo arcebispo de Campinas (SP) e presidente do regional Sul 1, dom Airton José dos Santos. Na ocasião, o secretário executivo, padre Nelson Rosseli Filho apresentou gráficos e comentários da avaliação da assembleia aos participantes.

O arcebispo anunciou ainda durante o encontro, as datas das reuniões representativas em 2016; da Assembleia do Regional Sul 1, que acontecerá em Aparecida (SP), nos dias 7 a 9 de junho do próximo ano; da Assembleia das Igrejas Particulares, que está marcada para os dias 14 a 16 de outubro de 2016, no Mosteiro da Vila Kostka, Itaici.

Campanha para Evangelização

Outro assunto em pauta na reunião referiu-se à Campanha para a Evangelização, realizada no Brasil até o terceiro domingo do Advento. “É necessário focar a importância da Evangelização, não apenas a coleta em dinheiro. O dinheiro é necessário para o trabalho a ser desenvolvido, mas é consequência da conscientização quanto à necessidade da evangelização da Igreja”, disse dom Airton.

Sínodo dos Bispos

Ainda na reunião, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, fez uma breve síntese sobre o Sínodo dos Bispos sobre a Família, realizado no Vaticano em outubro deste ano. “A mídia destacou que o Sínodo seria um debate sobre comunhão para recasados e sobre casais do mesmo sexo. Na verdade, foi um debate amplo sobre a família em todos os seus aspectos, um momento de ouvir e de testemunhar a vida em família por parte dos casais convidados”, afirmou.

“Há uma crise de valores, por isso se falou sobre paternidade e maternidade responsáveis, sexualidade e educação. A família se sente fortalecida com a presença da Igreja e a Igreja vive sua plenitude com a participação da família”, completou o cardeal.

 

 

 

 

 

 

Tags: