Comissão Missionária e POM promovem formação de seminaristas e fazem peregrinação em Salvador

A Comissão Episcopal para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as Pontifícias Obras Missionárias promoveram uma peregrinação missionária jubilar  de 20 a 23 com momentos de formação na arquidiocese de São Salvador, na Bahia.

De acordo com o bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e presidente da Comissão Episcopal para Ação Missionária da CNBB, dom Maurício Jardim, o grupo teve a oportunidade de compartilhar com os seminaristas os desafios e luzes para a animação missionária da Igreja no Brasil. “Gratidão a todos que nos acolheram”, expressou.

Encontro formativo com seminaristas

No dia 20, realizaram um Encontro Formativ0 com os seminaristas do Seminário interdiocesano São João Maria Vianney, da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Este seminário inclui também as dioceses de Camaçari e Ilhéus. Também participaram do encontro os seminaristas do Seminário Nossa Senhora do Bom Conselho da diocese de Amargosa.

A diretora das POM, irmã Regina da Costa, ajudou o grupo a refletir sobre a missão da Igreja diante na atual conjuntura sociocultural do Brasil e do mundo. De acordo com ela, a Igreja particular do Brasil deve estar atenta aos dados do mais recente censo do IBGE e aos sinais dos tempos para melhor responder às questões desafiantes do tempo presente.

Ela destacou que registrou-se uma concentração da população nos centros urbanos e, neste contexto, a fé se tornou uma opção e não mais sendo uma herança familiar. Forma pontuados também a hiper-conectividade que gera, paradoxalmente, um enfraquecimento das relações.

“A Igreja missionária por natureza deve ser capaz de ir ao encontro das pessoas imersas nestas realidades para apresentá-las a Boa Nova da mensagem cristã”, afirmou.

Peregrinação jubilar

No dia 21, o grupo visitou a basílica do Senhor Bonfim, onde houve um momento de diálogo com o reitor e celebração Eucarística, seguida de almoço no projeto Bom Samaritano da Basílica. No período da tarde, visitaram e rezaram no Santuário de Santa Dulce dos pobres e a basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

No dia 22, visitaram a igreja de Santo Antônio da Barra e a Comunidade da Santíssima Trindade, que trabalha com população de rua, terminando com um momento de confraternização. O último dia foi dedicado à visita ao centro histórico e visita guiada às principais igrejas: à Catedral da Sé, Igreja da Ordem terceira de São Francisco e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Pelourinho.

Participaram da comitiva o presidente da Comissão dom Maurício Silva Jardim,  a diretora das POM, irmã Regina da Costa Pedro, Também estiveram presentes neste encontro Dom Paulo Adreolli, dom Esmeraldo Barreto Farias, o cônego Alberto Montealegre, padre Tiago Camargo, diretor do CCM, Os padres Rafael, Vagner, Rutinaldo e Valmiro e irmã Rosângela.

Por Willian Bonfim com fotos de arquivo pessoal

 

Tags: