Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) faz reunião de transição de gestão na sede da Conferência, em Brasília (DF)

Nos dias 18 e 19 de julho se reuniram na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) os antigos e os novos membros da presidência da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), para falar sobre os próximos passos a serem dados pela CNP. A nova presidência foi eleita durante o 18º Encontro Nacional de Presbíteros, ocorrido em maio, em Aparecida (SP).

Segundo o padre André Luís do Vale, atual presidente da CNP, o objetivo da reunião é fazer a transição da presidência e acertar a parte burocrática, como a transferência de contas, o registro da eleição e a ata no cartório. “Também vamos planejar um pouco os próximos anos e período de mandato. Depois haverá um momento de convivência e confraternização em Caldas Novas, Goiás (GO)”, explicou.

A eleição e os novos membros

Completado o mandato da atual presidência executiva da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), em conformidade com os estatutos foi realizada uma nova eleição para constituir a nova presidência. Ao portal CNBB, o presidente eleito, padre André Luís do Vale, falou sobre a alegria de assumir o novo cargo:

 

Abaixo, seguem os nomes dos eleitos para todos os cargos e o Conselho Fiscal, cujo mandato é de 2022 a 2026, bem como um breve histórico das atuais funções que exercem em suas respectivas Igrejas Particulares:

 

Presidência executiva

 

Padre André Luís do Vale (Centro-Oeste) – Presidente
Pertencente ao clero da diocese de Uruaçu – GO. Membro do Colégio de Consultores; membro do Conselho de Presbíteros e do Conselho Diocesano de Pastoral. Vigário Forâneo (Forania São Paulo); Sacerdote conselheiro das Equipes de Nossa Senhora (Setor Uruaçu); Tesoureiro da Associação de presbíteros São João Maria Vianney e Pároco da Paróquia São Sebastião em Uruaçu. Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Centro Oeste (CRP – CO) e membro da CPA (Comissão Permanente de Avaliação) de Pastoral da CNBB – Regional Centro Oeste.

Padre Fausto Marinho de Carvalho Filho (Sul 1) – Vice presidente
Pertencente ao clero da arquidiocese de São Paulo – SP. Membro do Conselho de Presbíteros; coordenador da Pastoral Presbiteral e Representante do Clero; Membro e Secretário da Comissão de Presbíteros da Região Episcopal Belém. Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Sul 1 (São Paulo). Pároco da Paróquia São José de Vila Zelina.

Padre Ariosvaldo de Jesus Aragão (Nordeste 3) – 1º Tesoureiro
Pertencente ao clero da arquidiocese de Vitória da Conquista – BA. Pároco da Paróquia Catedral de Nossa Senhora das Vitórias em Vitória da Conquista-BA. Vigário Regional do Vicariato São Lucas. Membro do Colégio de Consultores, membro do Conselho Presbiteral; Assessor Eclesiástico Arguidiocesano da Pastoral do Dízimo; Coordenação Arquidiocesano do Sínodo 2023 e Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Nordeste 3 (Bahia e Sergipe).

Padre Rudinei Lasch (Sul 3) – 1º Secretário
Pertencente ao clero da diocese de Cachoeira do Sul – RS. Atualmente é Pároco da Paróquia Sagrada Família de Arroio do Tigre – RS. Membro do Colégio de Consultores e Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Sul 3 (Rio Grande do Sul).

Padre Erivon Maia de Oliveira (Nordeste 2) – 2° Tesoureiro 
Pertencente ao clero da diocese de Mossoró – RN. É administrador Paroquial da Paróquia de São Sebastião em Governador Dix Sept Rosado – RN. Vice-presidente da Fraternidade do Clero e Presidente da Comissão Regional do Nordeste 2 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas).

Padre Cássio Wagner AlvesVieira (Leste 2) – 3° Secretário
Pertencente ao clero da diocese de Luz – MG. Pároco da Paróquia São Carlos Borromeu em Lagoa da Prata – MG; membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral; Representante do Clero da Diocese de Luz; Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Leste 2 (Minas Gerais).

Confira o documento oficial com as fotos de cada um deles (aqui).

 

Conselho Fiscal

 

Padre Emerson Lipinski (Sul 2) – 1° fiscal
Pertencente ao clero da diocese de São José dos Pinhais – PR. Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Xingu em São José dos Pinhais – PR. Coordenador do Conselho Missionário Diocesano; Assessor Eclesiástico da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Sul 2 (Paraná).

Padre José Maria da Silva Ribeiro (Norte 2) – 2° fiscal
Pertencente ao clero da arquidioces de Belém – PA. É Pároco da Paróquia de Santa Maria, no Bairro Maguari, em Ananindeua – PA; Membro do Conselho Presbiteral; Representante do Clero da Arquidiocese de Belém e Coordenador da Pastoral Presbiteral; Assessor Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo; Juiz do Tribunal Eclesiástico; Presidente da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil (ANPB) e Presidente da Comissão Regional do Norte 2 (Pará e Amapá).

Padre Rubens José dos Santos (Oeste 1) – 3º fiscal 
Pertencente ao clero da diocese de Dourados – MS. Pároco da Paróquia Catedral de N. Sra. da Conceição em Dourados – MS; membro do Colégio de Consultores; Assessor Eclesiástico do Movimento de Campistas; Conselheiro Espiritual das Equipes de Nossa Senhora; Presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Oeste 1 (Mato Grosso do Sul).

Confira o documento oficial com as fotos de cada um deles (aqui).

Tags:

leia também