Comissão para a Comunicação realiza reunião virtual com dirigentes de emissoras católicas e Signis Brasil

Nesta terça-feira, 9 de março, a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunida virtualmente com representantes da Signis Brasil e dirigentes das emissoras de televisão de inspiração católica. Na pauta estiveram assuntos ligados ao planejamento e a parceria realizada entre a CNBB e os canais católicos.

Programa Igreja em Saída

Na ocasião, os dirigentes puderam fazer uma avaliação do programa “Igreja em Saída – Igreja no Brasil”, que atualmente está sendo exibido nas TVs Aparecida, Pai Eterno, Horizonte e Canção Nova. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, de 11h35 às 11h45, com apresentação do jornalista Zé Eymard. A proposta do programa é mostrar aos telespectadores o trabalho realizado pela CNBB, seus regionais e o de leigos em diversas pastorais da Igreja no Brasil e movimentos.

Na reunião, Geizom Sokacheski, da Signis Brasil, disse que o programa é “um referencial e a fala da Igreja Católica”. Ele reiterou que sua transmissão e adesão de todas as emissoras é o que “designa que somos todos irmãos e que estamos em comunhão com a Igreja no Brasil”.

Irmão Diego Joaquim, da TV Pai Eterno, reafirmou o compromisso semanal que a Pai Eterno tem de colaboração com o conteúdo do programa e reiterou a importância de as outras emissoras se atentarem a isso também.

O Zé Eymard, apresentador do programa, também participou da reunião virtual e falou sobre a importância do conteúdo do programa e aspectos técnicos. “Em nossa programação mostramos o trabalho das emissoras e ofereceremos conteúdos regionais. O grande objetivo é o de ser uma unidade das emissoras e mostrar conteúdos que revelam a Igreja no Brasil”.

Com relação à transmissão em rede, as demais emissoras demonstraram interesse em transmitir o programa em suas grades em outros horários.

58ª Assembleia Geral da CNBB

Também na ocasião, a assessora de comunicação da CNBB, Manuela Castro, falou aos participantes sobre a 58ª AGCNBB. Informou sobre a abertura do credenciamento para veículos e jornalistas que desejam cobrir a reunião do episcopado e disse que os interessados já poderiam realizar suas inscrições até o dia 9 de abril por meio de formulário online, no site da CNBB.

Neste ano de 2021, a Assembleia Geral da CNBB ocorrerá de forma virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus, e também será mais breve. Os bispos estarão reunidos de 12 a 16 de abril com atividades em dois períodos: manhã e tarde.

O tema central diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias” e também diversos outros assuntos relacionados à atuação da Igreja Católica no Brasil.

Saiba mais (aqui).

Semana de Comunicação

O padre Tiago Sibula, assessor da Comissão para a Comunicação, anunciou a Semana de Comunicação que acontecerá nos dias 10 a 16 de maio, Solenidade da Ascensão do Senhor, com o tema “Vinde e Vede” (Jo 1, 46) e o lema “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

“Este evento é mais uma forma de estreitamento de laços entre a Pascom Brasil, a Assessoria de Comunicação da CNBB e a Signis Brasil, juntamente com as Pastorais de Comunicação Regionais”. Na ocasião, ele pediu o apoio das TV’s para a exibição das lives e missas constantes na programação do evento.

Confira a programação:

  • 10/05: VINDE VER – Leitura Orante da Palavra de Deus, a partir de João 1, 39-46 (20h)
  • 12/05: GASTAR AS SOLAS DOS SAPATOS  –  Live com os membros do GRECOM para aprofundamento da mensagem do Papa Francisco para o 55º DMCS (20h)
  • 14/05: A CORAGEM DOS JORNALISTAS – Noite de testemunhos de jornalistas e comunicadores (20h)
  • 16/05: Missa pelos Comunicadores – Transmitida pelas redes sociais, rádios e TVs católicas (8h)
  • 16/05: Missa pelos Comunicadores – Transmitida pelas redes sociais, rádios e TVs católicas (15h)

Prêmios de Comunicação

Ainda na reunião, dom Edilson Nobre, membro da Comissão para a Comunicação da CNBB, falou sobre a realização dos Prêmios de Comunicação da CNBB. Reforçou que as inscrições estão abertas entre os dias 22 de fevereiro e 23 de maio de 2021 para trabalhos realizados entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.

O bispo também relembrou que o edital foi lançado em novembro pela Conferência em conjunto com a Comissão para a Comunicação e que a cerimônia de entrega está prevista para acontecer em outubro de 2021, na sede da CNBB, em Brasília (DF).

Na ocasião, dom Edilson pediu a colaboração das emissoras e reiterou que para ele a reunião foi gratificante, pois demonstrava um momento de escuta das redes católicas “mostrando que é possível trabalhar nesse caminho de unidade”.

Já Rafael Alberto Alves dos Santos, coordenador dos Prêmios, pediu aos diretores que motivem os repórteres das TV’s a se inscreverem nos prêmios e informou que, em breve, haverá retificações no edital que serão publicadas posteriormente.

Em carta, a CNBB já afirmou que, por meio dos prêmios, reconhece trabalhos que promovem os valores cristãos em diferentes áreas da comunicação no país.

Saiba mais em: https://premios.cnbb.org.br/

Mutirão de Comunicação

Por último, Geizom pediu o apoio das TV’s na  transmissão das palestras e a missa de encerramento do Muticom, evento que será realizado no formato 100% online e gratuito, no dias 23 e 24 de julho. Ele também relembrou que as inscrições para o novo formato já estão abertas.

A programação terá início na sexta-feira, dia 23 de julho, às 16h45, com previsão de encerramento às 21h. No sábado, dia 24, o Mutirão se estende de 8h30 às 18h. Além das palestras, estão previstos momentos de espiritualidade, lançamentos de livros, tecnologias de comunicação e apresentações culturais. Durante todo o evento haverá interação com os participantes.

Saiba mais em: https://muticom.com.br/

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