Em comunhão com a Campanha da Fraternidade de 2024, que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”, a Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece um roteiro de celebração ecumênica que busca incluir todos em um espírito de fraternidade, nutrindo assim a tolerância e o diálogo dentro das instituições de ensino.
“A abertura para celebrar este momento permite que nossa missão educativa toque todas as dimensões da pessoa humana, pois privilegia uma educação integral que também seja aberta à experiência do transcendente”, afirma padre Júlio Resende, assessor do Setor Educação da CNBB.
Padre Júlio Resende salienta que a celebração da Páscoa nos ambientes escolares é um oportuno momento para “renovar a esperança na vida e no ser humano, renovar a fé em Deus que é fonte infinita e inspiradora para todos”.
“A Páscoa de Cristo estimula educadores, estudantes e famílias a se reconhecerem parte integrante e ativa da “aldeia educativa”. Assim, de mãos dadas, e não isolados podemos assumem o comum compromisso de educar para o bem e para uma vida fraterna. Jesus é nossa força e esperança neste caminho” Padre Júlio Resende, assessor do Setor Educação da CNBB”, diz.
Acesse o e-book
O roteiro visa possibilitar adaptação à realidade local de cada escola. O mais importante, segundo a Comissão para a Cultura e a Educação, é fazer um momento celebrativo em que os cristãos se unam para festejar a Páscoa. “É perfeitamente possível acrescentar qualquer outro gesto ou música no roteiro”, apontam os organizadores.
O e-book, com a sugestão de roteiro para a Páscoa, tem a seguinte estrutura: I- Chamados a estar juntos (acolhida); II- Chamados a acolher a Palavra; III- Chamados a orar, IV- Chamados a construir a paz; V- Chamados a caminhar juntos. O roteiro apresenta, ainda, sugestões de preparação para o ambiente.
Clique (aqui) e acesse o e-book.